Brasileira dá voz à Oração Universal na missa que marca início do conclave no Vaticano

Brasileira dá voz à Oração Universal na missa que marca início do conclave no Vaticano


Andressa Collet, jornalista brasileira que vive em Roma, participou da missa inaugural do conclave no Vaticano com a leitura da Oração Universal

A brasileira Andressa Collet foi uma das protagonistas da missa que abriu oficialmente o conclave no Vaticano, nesta quarta-feira (7/5). Em Roma, a jornalista foi convidada a ler a Oração Universal durante a celebração presidida pelos 133 cardeais eleitores, responsáveis por definir o novo pontífice da Igreja Católica. 

Veja as fotos

Reproduçaõ/

Reproduçaõ/

Reprodução/

Reprodução/

KT2NAP2MNJHIXDYKTH35AO54NI

Reprodução Vatican News

Papa Francisco acenandoReprodução Vatican News

Reprodução Metrópoles

Reprodução Metrópoles


Natural de Erechim (RS), Andressa tem 45 anos e vive na Itália há mais de uma década. É colaboradora do Vatican News, portal de notícias oficial do Vaticano, e atua como correspondente de temas ligados à Igreja. Além da cobertura de eventos e celebrações litúrgicas, ela se dedica à produção de conteúdos sobre espiritualidade e bastidores da Santa Sé.      

Durante a cerimônia, transmitida para diversos países, Andressa entoou súplicas universais que fazem parte da tradição da Igreja em momentos solenes. Em português, pediu: “O Senhor guie todos os homens na edificação do bem e da justiça, da solidariedade e da concórdia.”                

A jornalista já participou de outros momentos importantes no Vaticano. Em 2024, esteve presente em um encontro entre o papa Francisco e peregrinos brasileiros, ocasião em que carregou a bandeira do Brasil na audiência. Durante a pandemia de Covid-19, Andressa ganhou notoriedade ao relatar a experiência do confinamento em Roma para veículos de imprensa no Brasil, além de compartilhar registros do cotidiano nas redes sociais.

O conclave, iniciado após a missa desta quarta, é o processo reservado e exclusivo em que os cardeais se reúnem na Capela Sistina para eleger o novo papa. Até o anúncio do novo líder da Igreja, os participantes permanecem isolados, sem comunicação com o mundo exterior.

 



Source link