Deputado busca apoio para CPI que investigue corrupções na CBF

Deputado busca apoio para CPI que investigue corrupções na CBF


Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, tem sido acusado de compra de apoio de chefes de federações estaduais

O deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) tem buscado o apoio de colegas da Câmara para atingir o número mínimo de assinaturas e protocolar o pedido de instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar possíveis atos de corrupção cometidos por comandantes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, tem recebido acusações de compra de apoio de presidentes de federações estaduais para se manter no cargo. O requerimento de Gonçalves precisa de 171 assinaturas para ser protocolado à Mesa da Câmara. O número de apoiadores ainda não é público. Eis a íntegra do documento (PDF – 202 kB).

O deputado diz ser importante que a Câmara apure os fatos internos da CBF e afirma que a gestão de Ednaldo Rodrigues à frente da entidade é “nociva”.

“É dever deste Legislativo apurar rigorosamente os fatos que se mostram nocivos não apenas para uma entidade privada, mas para o futebol brasileiro em toda sua dimensão social, cultural e econômica, especialmente considerando que as denúncias envolvem violações à legislação federal, ao Estatuto da CBF e aos princípios Constitucionais da transparência, moralidade e boa governança”, declara o deputado.

ENTENDA

A edição de abril da Revista Piauí revelou gastos elevados da CBF sob a gestão de Ednaldo Rodrigues. Um dos principais destaques foi o aumento expressivo no salário dos 27 presidentes de federações estaduais, que passou de R$ 50.000 para R$ 215 mil mensais — um aumento de 330%.

A revelação se deu logo depois da reeleição unânime de Ednaldo para a presidência da CBF, no fim de março. O ex-jogador Ronaldo chegou a cogitar lançar candidatura, mas não obteve apoio e desistiu. A última disputa eleitoral com mais de um candidato na CBF se deu em 1989.

Além dos altos salários de presidentes de federações, Ednaldo é acusado de instalar câmeras secretas em espaços comuns da sede da CBF para ouvir funcionários sem consentimento.

PEDIDO DE AFASTAMENTO DE EDNALDO

A deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Segundo o Globo Esporte, o documento foi protocolado na noite de 2ª feira (5.mai.2025).

A congressista sustenta que um acordo que garantiu no início do ano a permanência de Rodrigues no comando da CBF, encerrando uma disputa jurídica sobre o comando da entidade, tem uma assinatura falsa do ex-presidente da confederação Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes.


Este texto foi produzido pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob a supervisão do editor Matheus Collaço.





Source link