Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, tem sido acusado de compra de apoio de chefes de federações estaduais
O deputado Sargento Gonçalves (PL-RN) tem buscado o apoio de colegas da Câmara para atingir o número mínimo de assinaturas e protocolar o pedido de instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar possíveis atos de corrupção cometidos por comandantes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, tem recebido acusações de compra de apoio de presidentes de federações estaduais para se manter no cargo. O requerimento de Gonçalves precisa de 171 assinaturas para ser protocolado à Mesa da Câmara. O número de apoiadores ainda não é público. Eis a íntegra do documento (PDF – 202 kB).
O deputado diz ser importante que a Câmara apure os fatos internos da CBF e afirma que a gestão de Ednaldo Rodrigues à frente da entidade é “nociva”.
“É dever deste Legislativo apurar rigorosamente os fatos que se mostram nocivos não apenas para uma entidade privada, mas para o futebol brasileiro em toda sua dimensão social, cultural e econômica, especialmente considerando que as denúncias envolvem violações à legislação federal, ao Estatuto da CBF e aos princípios Constitucionais da transparência, moralidade e boa governança”, declara o deputado.
ENTENDA
A edição de abril da Revista Piauí revelou gastos elevados da CBF sob a gestão de Ednaldo Rodrigues. Um dos principais destaques foi o aumento expressivo no salário dos 27 presidentes de federações estaduais, que passou de R$ 50.000 para R$ 215 mil mensais — um aumento de 330%.
A revelação se deu logo depois da reeleição unânime de Ednaldo para a presidência da CBF, no fim de março. O ex-jogador Ronaldo chegou a cogitar lançar candidatura, mas não obteve apoio e desistiu. A última disputa eleitoral com mais de um candidato na CBF se deu em 1989.
Além dos altos salários de presidentes de federações, Ednaldo é acusado de instalar câmeras secretas em espaços comuns da sede da CBF para ouvir funcionários sem consentimento.
PEDIDO DE AFASTAMENTO DE EDNALDO
A deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Segundo o Globo Esporte, o documento foi protocolado na noite de 2ª feira (5.mai.2025).
A congressista sustenta que um acordo que garantiu no início do ano a permanência de Rodrigues no comando da CBF, encerrando uma disputa jurídica sobre o comando da entidade, tem uma assinatura falsa do ex-presidente da confederação Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes.
Este texto foi produzido pelo estagiário de jornalismo José Luis Costa sob a supervisão do editor Matheus Collaço.