Um gol de placa em matéria de desconhecimento e o que, mais uma vez, se demonstra: televisão nenhuma que se preza funciona sem um diretor de programação
A Globo é a Globo, entre outras razões, porque tem profissionais competentes à frente e compondo as suas mais diversas áreas. Nada lá é por acaso ou feito no improviso.
Algo que é muito básico, mas nem sempre todas as TVs se tocam disso. Preferem muitas vezes remediar e arriscar, sem querer enxergar que as consequências são bem lamentáveis e batem no bolso.
A Band, por exemplo: onde já se viu estrear novela numa quinta-feira, como agora vai acontecer com “Café com Aroma de Mulher”?
Tiveram o capricho de buscar a Paula Fernandes para o tema de abertura e agora vão fazer isso! Quase no final de semana e sem levar em conta que a sexta, historicamente, é um dia com número de televisores ligados mais baixo.
Um verdadeiro absurdo com uma novela bem recomendada e que, recebendo devidos cuidados, poderá amenizar seus problemas de audiência.
Um gol de placa em matéria de desconhecimento e o que, mais uma vez, se demonstra: televisão nenhuma que se preza funciona sem um diretor de programação. É o básico. O beabá.
Mundiais da Globo
A Globo, se cercando bem, já tem os direitos de praticamente todas as competições esportivas importantes dos próximos cinco anos.
É bom salientar: dos próximos cinco anos.
Olha a lista (1)
Como são muitos, é necessário dividir em duas partes:
2025 – Copa do Mundo de Clubes, e 2026 – Copa do Mundo Masculina – Estados Unidos, México e Canadá; 2027 – Copa do Mundo Feminina, com o Brasil como sede.
Olha a lista (2)
Continuando: 2028 – Jogos Olímpicos de Los Angeles; 2029 – Copa do Mundo de Clubes; 2030 – Copa do Mundo Masculina, em Portugal, Espanha e Marrocos.
Cabe salientar que, em relação a este último, os três primeiros jogos serão disputados na América do Sul – Uruguai, Paraguai e Argentina.

Caio Ribeiro, Fred Bruno, Junior, Lédio Carmona, Luis Roberto, Paulo Nunes, Denílson, Natalia Lara, Ricardinho, Richarlyson, Luiz Carlos Jr, Renata Silveira, Roger, Eric Faria, Ana Thais Matos, Grafite e Fernando Prass / Globo / Divulgação
Deixa dizer
Sobre o Troféu Imprensa do último domingo: como toda e qualquer premiação, as escolhas, certas, erradas ou consideradas absurdas, sempre repercutem.
Alguns comentam, porque simplesmente não concordam, o que é um direito de cada um, e outros porque gostam de discordar ou têm lá os seus problemas. É compreensível.
Vale acrescentar
Os critérios do Troféu Imprensa e mesmo os Melhores do Ano, da Globo, podem ser discutidos e nem mesmo aprovados por essa minoria.
Mas é o que temos. E divergências sempre continuarão existindo. Até a escolha do Papa, incluindo a que começa amanhã, nunca foi fácil.
Conclave
A propósito da escolha do novo Papa, Globo e GloboNews, além da correspondente Ilze Scaparini, também já conta com os trabalhos de Nilson Klava e Gerson Camarotti.
Os olhos do mundo estarão voltados para o Vaticano.

O Cardeal italia Pierbattista Pizzaballa entre Gerson Camarotti e Nilson Klava / Reprodução: Instagram
Novos tempos
A Globo promoveu mudanças importantes no relacionamento com seus autores e a principal delas é que eles não possuem mais direitos conexos por 10 anos.
Por aí, se entenda, ninguém vai ganhar nada na primeira década com vendas internacionais e reprises. Ou seja, produtos negociados lá fora ou reprises em plataformas ou canais do Grupo.
E mais
A produtividade que o autor recebia com o salário, quando estava com o projeto ativo, agora será paga em parcelas.
São os novos tempos.
Fumaça
Há um forte comentário nos corredores da Globo, no Rio, indicando uma mudança importante para o “Caldeirão”, do Marcos Mion.
Segundo esse pessoal, o programa tem boas chances de passar a ser gravado em São Paulo. Isso, como estratégia para aproximar o conteúdo do principal mercado de audiência do país.

Marcos Mion / Globo
Bastidor
Começou ontem a convenção da Band, em São Paulo, e a novidade é a divisão da diretoria de Rede.
Amanda Andrade fica com o Sul e Sudeste e Diego Trajano, de volta, cuidará do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Expansão
Amanda Andrade continuará também na direção do grupo de rádios da Band de todo o país.
À frente deste trabalho, ela tem conseguido resultados bem importantes e seguirá ocupando-se desta sua expansão por todo o país.
Série bíblica
Heitor Martinez acertou sua volta às produções da Record.
Agora para interpretar Ruben, primogênito de Jacó (Giuseppe Oristanio) em “A Vida de Jó”, série dirigida por Alexandre Avancini. O elenco faz trabalho de preparação.
Bate – Rebate
- Autora de “Dona de Mim”, na Globo, Rosane Svartman também faz uma forte aposta no elenco infantojuvenil da novela…
- … Nos capítulos desta semana, inclusive, acontece a chegada de Maitê Viana, interpretando a personagem Ciça…
- … Maitê tem uma grande trajetória no teatro musical e participou da “Escolinha do Professor Raimundo” e “A Megera Domada”.
- O repórter Eliseu Caetano, correspondente da TV Jovem Pan nos Estados Unidos, também passou a colaborar com a Record Americas.
- “Rita Lee: Mania de Você” é a estreia da Max na próxima quinta-feira…
- … Pouco antes de sua partida, Rita Lee escreveu uma carta emocionada para seus três filhos e para seu marido e parceiro musical, Roberto de Carvalho…
- … A partir desse registro pessoal e de outros ainda inéditos, surge o documentário.
- Michele Trombelli está de volta à Rádio Band News FM.
- Marcelo de Carvalho, vice da RedeTV!, e o ex-deputado da legislatura italiana, Roberto Lorenzato, apresentaram uma denúncia formal à Procuradoria de Justiça Italiana…
- … O documento, protocolado no Tribunal de Roma, contesta declarações feitas por Stefano Soliman, funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Itália…
- … Que fez comentários de teor xenofóbico ao afirmar que descendentes de italianos que vivem fora do país, especialmente os brasileiros, representariam uma ameaça para a Itália e a União Europeia…
- … Essas declarações também teriam influenciado o projeto conhecido como “Lei Tajani”, que busca restringir ou acabar com o direito à cidadania italiana por descendência.