Governo chinês registrou 13,8 milhões de eletropostos em março de 2025; comparação é com o mesmo período de 2024
O número de eletropostos –pontos para recarga de carros elétricos– na China aumentou 48% em março de 2025. A comparação é com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Agência Nacional de Energia chinesa.
Ao todo, o país asiático soma 13,8 milhões de infraestruturas para recarga de veículos elétricos. Cerca de 3,9 milhões de eletropostos são públicos, enquanto 9,9 milhões são instalações privadas. As informações são do jornal estatal chinês Jornal do Povo.
Os eletropostos instalados em rodovias agora somam 38.000 unidades e cobrem cerca de 98% das áreas de serviço do país.
A agência chinesa informou que 13 províncias no país ampliaram a cobertura para todos os municípios, o que elevou a taxa de penetração das infraestruturas de recarga de veículos elétricos em nível municipal para 76,9%.
A China é o maior expoente no segmento de carros elétricos. Além de ter diversas marcas que investem no desenvolvimento de veículos, o governo chinês também foca na expansão da infraestrutura necessária para tornar os automóveis elétricos viáveis para a população.
Segundo o jornal Asia Financial quase metade dos carros vendidos na China em 2024 foram elétricos.
A quantidade de eletropostos na China é mais de 10.000 vezes superior ao número de pontos de recarga instalados no Brasil.