Números são para junho e repetem a mesma alta de maio; decisão vem em meio à queda dos preços da commodity
Os países integrantes da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) decidiram em reunião neste sábado (3.mai.2025) aumentar a produção de petróleo em 411 mil bpd (barris por dia) em junho. É o mesmo crescimento que houve em maio. Eis a íntegra do comunicado em inglês (933 kB –PDF).
O encontro virtual contou com representantes de Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã.
A próxima reunião do grupo será em 1º de junho, para decidir os níveis de produção de petróleo em julho.
“Os aumentos graduais podem ser pausados ou revertidos, sujeitos à evolução das condições de mercado. Essa flexibilidade permitirá que o grupo continue a apoiar a estabilidade do mercado de petróleo”, disse a organização.
Os 8 integrantes da OPEP+ também observaram que essa medida proporcionará uma oportunidade para os países participantes acelerarem sua compensação.
A decisão vem em meio à queda dos preços do petróleo, que atingiram o menor nível em 4 anos, com o Brent fechando a semana a US$ 61,29 por barril.
O preço do produto está em queda intensa pelo aumento da oferta e pelas incertezas e temores de desaceleração mais forte da economia global, especialmente de Estados Unidos e China, por causa da guerra comercial em relação às tarifas.