Leia a íntegra da carta de demissão de Lupi do Ministério

Leia a íntegra da carta de demissão de Lupi do Ministério


Pedido de demissão se deu após fraude que causou prejuízo estimado de R$ 6,5 bilhões ao INSS no período de 2019 a 2024

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta 6ª feira (2.mai.2025), 9 dias depois de a PF (Polícia Federal) divulgar um esquema de descontos em aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em sua carta de demissão, Lupi ressaltou que tem certeza de que seu nome “não foi citado em nenhum momento nas investigações”.

O prejuízo estimado das fraudes no instituto é de R$ 6,5 bilhões no período de 2019 a 2024. O ex-ministro se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto às 16h desta 6ª feira. O encontro não constava na agenda oficial.

Lupi também reafirmou que seguirá acompanhando o desenrolar do caso e trabalhando para que “qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente”.

Segundo apurou o Poder360, o pedetista foi aconselhado por deputados a pedir demissão sob a condição de que firmasse o discurso de que as fraudes começaram no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as apurações ficaram a encargo do governo petista.

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que “o presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro.”

O Planalto também declarou que tanto a exoneração de Lupi, quanto a nomeação de Wolney serão publicadas ainda na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Leia a íntegra da carta de demissão de Lupi:

“Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade.

“Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula.

“Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador.

“Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente.

“Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas.

Carlos Lupi”.





Source link