Governador do Rio Grande do Sul travaria disputa interna com Ratinho Júnior, do Paraná; partido teria 2 pré-candidatos
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta 5ª feira (1º.mai.2025) que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), será pré-candidato à Presidência da República caso se filie ao partido. Ele travaria uma disputa interna com o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), Kassab disse que seria um “privilégio” lançar Leite e Ratinho Júnior como pré-candidatos do partido. “O PSD já tem uma candidatura colocada: o governador Ratinho Júnior, do Paraná, que é muito bem avaliado e tem plenas condições de se apresentar ao Brasil. Se o Eduardo Leite se filiar ao partido, como existe essa expectativa, será uma grata surpresa para nós e passa a ser também um importante nome”, declarou Kassab.
O presidente do PSD também afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não participará do pleito presidencial de 2026, mas que disputará a reeleição para o Governo de São Paulo.
“O que eu percebo é que o governador Tarcísio está disposto a continuar seu trabalho no Estado de São Paulo. Ele tem reafirmado isso”, disse o presidente do PSD.
Na ausência de Tarcísio na corrida presidencial, Kassab prevê que acontecerão múltiplas candidaturas no campo da centro-direita, mas defende uma união no 2º turno.
“Vejo uma movimentação dos partidos de centro-direita no sentido de cada um lançar o seu nome. Não vejo problema nisso. No 2º turno, todos devem se unir”, declarou.
Segundo Kassab, seria “importante” a sigla lançar suas próprias candidaturas. “Eu sempre defendi que o partido não pode abrir mão de priorizar uma candidatura própria, especialmente nas disputas majoritárias, seja nas eleições municipais, nas eleições estaduais ou na eleição presidencial”, disse.