Lady Gaga foi um verdadeiro furacão no mundo da música em 2008. Não apenas pelos hits diferentões, ou looks ousados e atitudes esquisitas, mas a americana redefiniu o padrão de comportamento dos jovens na virada dos anos 2000 para 2010 e foi fonte de inspiração para diversos artistas que vieram depois.
Vários cantores que surgiram após este fenômeno foram apontados como a “nova Lady Gaga”, mas nenhum deles chegou a causar o mesmo impacto ou pendurar muito tempo com o estilo similar ao da Mother Monster.
Veja as fotos
Confira a lista com alguns exemplos:
Kesha
Você sabia que “Bad Romance” não foi um hit número 1 na Billboard Hot100? Isso se deve a outra grande canção do final de 2009: “Tiktok”, de Kesha. A ousadia e o pop eletrônico de Kesha a renderam muitas comparações com Gaga como as grandes estrelas surgindo naquele momento.
Contudo, a pecha de nova Lady Gaga nunca foi uma carapuça vestida por Kesha, que mudou de sonoridade e atitude conforme os anos foram passando, assim como a rivalidade foi diminuindo. Vale dizer que Gaga e Kesha são grandes amigas até hoje.
Natalia Kills
Você lembra dela? Conhecida mundialmente pelo hit “Mirrors”, a britânica foi muito comparada a Lady Gaga no começo da carreira.
Em uma entrevista, a artista chegou a perder a paciência por conta da alcunha de nova Lady Gaga, e disparou: “Gaga é a artista mais popular do momento, mas ninguém sabe o que vai ser dela daqui três anos. Eu canto desde os 14, estou aqui desde antes das carreiras de Gaga e Christina existirem”, disse em 2011.
Contudo, quem acabou esquecida foi a própria Natalia. A cantora foi cancelada em 2016 após humilhar um participante do reality “X-Factor”, ao dizer que ele não tinha talento e que sua presença era ofensiva. Desde então, ela saiu da mídia.
Viktoria Modesta
Lembra dela? Muito provável que não, pois ela é a mais desconhecida da lista. Mas fez um barulho danado em 2014 com o single de estreia “Prototype”, que foi comparado com a sonoridade de Lady Gaga.
Porém, a artista da Letônia não fez questão de levar a carreira musical para frente, e fãs ficaram na expectativa. Hoje em dia ela ainda trabalha como modelo e como dançarina.
Adam Lambert
O único homem da lista foi o que mais confessadamente se inspirou em Lady Gaga. Com hits no começo dos anos 2010 como “Ghost Town” e “Whataya Want From Me”, ele foi um nome interessante no pop logo após o surgimento da americana.
Porém, ele não conseguiu manter o ritmo e nunca conseguiu furar totalmente a bolha do mainstream. Adam segue com seus lançamentos até hoje, e atualmente possui 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Ava Max
A mais recente da lista é a albanesa que estourou em 2017 com o hit “Sweet but Psycho”. O estilo irreverente e a voz forte foram o suficiente para a internet eleger Ava Max como a próxima Lady Gaga.
Ela ainda é dona de outros hits como “Kings & Queens” e “The Motto”, mas não conseguiu ir além das farofas pop eletrônicas até hoje.