Moraes autoriza defesa de Bolsonaro ‘acesso integral ‘a provas do processo da trama golpista

Moraes autoriza defesa de Bolsonaro ‘acesso integral ‘a provas do processo da trama golpista


Polícia Federal tem o prazo de cinco dias para definir a melhor forma de disponibilizar o material tanto para a defesa do ex-presidente quanto para a Procuradoria Geral da República (PGR) 

Gustavo Moreno/STFPrimeira Turma do STF julga denúncia sobre o núcleo 1 da Pet 12.100
Jair Bolsonaro e o advogado Celso Vilardi durante julgamento da trama golpista no STF 

Na última quarta-feira (30), o acesso a todas as provas reunidas pela Polícia Federal no caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Essa decisão se refere ao processo que investiga a suposta tentativa de golpe em 2022. A Polícia Federal tem um prazo de cinco dias para definir a melhor forma de disponibilizar o material tanto para a defesa de Bolsonaro quanto para a Procuradoria Geral da República.

Moraes enfatizou que documentos que contenham informações pessoais e íntimas devem permanecer em sigilo. O pedido para ter acesso completo às provas foi feito na defesa prévia do ex-presidente. O ministro acatou a solicitação, permitindo que a defesa tenha acesso a todo o conjunto de provas, que inclui celulares e outros dispositivos eletrônicos apreendidos.

“A Polícia Federal deverá manter sigilosos eventuais documentos, mídias, áudios e vídeos que contenham fatos íntimos e ligados à vida privada de todos os denunciados. Nesse caso, o juízo deverá ser comunicado e as defesas deverão realizar requerimentos específicos”, declarou Moraes.

Entre os materiais que serão disponibilizados estão celulares, computadores, dados armazenados em nuvem, informações de geolocalização e documentos físicos. Além disso, a defesa de Bolsonaro também requereu a permissão para participar das audiências de outros processos relacionados ao caso. A decisão sobre essa solicitação ficará a cargo de Moraes, que se pronunciará em momento oportuno.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O ministro também anunciou que 15 testemunhas serão convocadas para prestar depoimento, entre elas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e ex-comandantes das Forças Armadas. A expectativa é que esses depoimentos contribuam para esclarecer os fatos em investigação e auxiliar no andamento do processo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link