Segundo o ortopedista Pedro Ribeiro, esse tipo de infecção pode comprometer seriamente a cartilagem se não for tratada rapidamente
O cantor Mateus Liduario, da dupla sertaneja Jorge & Mateus, precisou passar por uma cirurgia no joelho nos últimos dias após ser diagnosticado com artrite séptica, uma condição grave que afeta as articulações. Para entender melhor o quadro enfrentado pelo artista, o portal LeoDias conversou com o cirurgião ortopedista e traumatologista Pedro Ribeiro, especialista em joelho e medicina regenerativa, que explicou detalhes sobre a doença.
“Ele foi submetido a um procedimento de urgência para o tratamento de uma artrite séptica no joelho, que a gente conhece que é uma infecção grave causada nas articulações por bactérias, vírus ou fungos, sendo a causa mais comum a infecção bacteriana”, explicou o especialista.
Veja as fotos
Segundo o médico, se não tratada rapidamente, a infecção pode causar danos sérios. “Essa infecção causa uma inflamação intensa, que pode causar uma destruição da cartilagem, se ela não for tratada de uma forma breve. As principais características dessa infecção são dor, inchaço, vermelhidão, o calor local e limitação do movimento, o paciente pode até desenvolver febre, mal-estar”, acrescentou.
O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos e laboratoriais. “Então, esse diagnóstico prévio é feito por uma punção inicial, hoje, a gente utiliza o ultrassom para fazer essa punção, e esse líquido que é colhido, é analisado previamente durante a punção e é mandado para uma cultura, que vai fazer a contagem de leucócitos. Além disso, a gente pede alguns exames de sangue, como hemograma, PCR, VHS, e se diagnosticada, como foi o caso do cantor Matheus, é um tratamento de urgência. Ela é uma urgência ortopédica, e necessita de internação, necessita de uso de antibiótico venoso, e de uma drenagem articular. A gente faz essa drenagem de uma forma ampla, então a gente faz a lavagem da articulação”, detalhou Ribeiro.
Ainda de acordo com o ortopedista, o procedimento pode variar conforme a gravidade do caso. “A infecção é uma causa grave e ela pode causar acometimentos piores, então isso é uma urgência e a gente realmente realiza esse tipo de procedimento com desbridamento cirúrgico, se necessário”, explicou. No caso de Mateus, a cirurgia foi indicada.
Cantor realiza tratamento em casa
Após a operação, o cantor recebeu alta e segue em recuperação domiciliar. Em nota divulgada na quarta-feira (30/4), a assessoria informou que ele está “seguindo em recuperação após uma cirurgia de desbridamento no joelho, realizada em função de um quadro de artrite séptica”. Segundo os médicos, a evolução tem sido positiva, mas ainda são necessários cuidados e repouso.
Por enquanto, Mateus permanecerá afastado dos palcos por tempo indeterminado. Os shows da dupla seguem com apresentações apenas de Jorge.
“No caso do cantor Mateus, o que foi informado pela mídia é que ele foi submetido a um procedimento de drenagem articular, lavagem, desbridamento. Ele vai ser submetido a antibioticoterapia venosa e depois disso, ele vai ser submetido a uma reabilitação funcional para que ele volte às suas atividades e que consiga realmente ter uma reabilitação total”, completou o médico.