Durante discurso, sucessor de Trudeau citou Trump, cuja política em relação ao vizinho provocou uma reviravolta na corrida eleitoral canadense
O Partido Liberal do Canadá, liderado pelo ex-banqueiro central Mark Carney, conquistou seu 4º mandato consecutivo nas eleições realizadas na 2ª feira (28.abr.2025). Carney, 60 anos, ganhou a disputa contra o Partido Conservador de Pierre Poilievre, depois de uma reviravolta.
A vitória liberal, projetada pela emissora CBC/Radio Canada na noite de 2ª feira (28.abr), se consolidou quando os resultados das províncias do Atlântico, de Quebec e Ontário começaram a ser divulgados. A composição do parlamento ainda não está definida e resta saber se os liberais formarão um governo majoritário ou minoritário.
Durante seu discurso, Carney disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), quer “quebrar” o Canadá, para que possa controlar o país. “Isso nunca, jamais acontecerá”, declarou, sob aplausos dos apoiadores.
O resultado eleitoral representa uma recuperação impressionante para os liberais, que, há alguns meses, estavam muito atrás nas pesquisas. A mudança foi influenciada pelas ameaças de Trump ao Canadá, incluindo a imposição de tarifas sobre os produtos canadenses e as declarações sobre a anexação do país.
Carney assumiu o cargo de primeiro-ministro em março, depois da renúncia de Justin Trudeau, que encerrou uma liderança de quase uma década. O novo primeiro-ministro governou por apenas 9 dias antes de anunciar eleições antecipadas, para obter um mandato próprio.
“Superamos o choque da traição norte-americana. Mas nunca esqueceremos as lições”, disse Carney. Ele afirmou que o sistema global de comércio integrado, com os EUA no centro, está “acabado” e prometeu remodelar as relações do Canadá com outras nações.
“Vamos acabar com a divisão e a raiva do passado. Somos todos canadenses e meu governo trabalhará para e com todos”, acrescentou o primeiro-ministro.
Para os conservadores, a derrota marca um fim decepcionante para uma campanha que parecia promissora. Segundo dados divulgados na madrugada desta 3ª feira (29.abr), Poilievre estava perdendo em seu próprio distrito eleitoral, que representava desde 2004.
“Enquanto cumprirmos nosso dever constitucional de responsabilizar o governo e propor melhores alternativas, sempre colocaremos o Canadá em 1º lugar”, disse Poilievre ao reconhecer a derrota, acrescentando que permanecerá como líder do partido.
David Coletto, diretor da empresa de pesquisas Abacus, afirmou que a mudança nas pesquisas foi “absolutamente sem precedentes”, atribuindo a reviravolta a 2 fatores: a impopularidade de Trudeau e as ameaças de Trump ao Canadá.
Formado em Harvard e Oxford, Carney foi governador do Banco do Canadá durante a crise financeira de 2008 e do Banco da Inglaterra durante o Brexit, tornando-se posteriormente uma voz importante em investimentos sustentáveis.
Apesar da vitória, o novo governo enfrentará desafios significativos, incluindo a necessidade de ampliar o crescimento econômico e reduzir o desemprego no país.
Leia mais: