Deputado Zucco quer a lista de todos os integrantes de comitiva brasileira; governo divulgou lista incompleta de pessoas
O líder da Oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), apresentou nesta 2ª feira (28.abr.2025) um requerimento cobrando o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), pelos gastos decorrentes da ida da comitiva brasileira ao enterro do papa Francisco em Roma, em 25 de abril.
O deputado oposicionista exige as seguintes informações:
- lista de todos os integrantes da equipe que foi ao funeral;
- critérios utilizados para a seleção das pessoas;
- custo total para os cofres públicos;
- detalhamento das despesas com passagens aéreas, diárias, hospedagem, alimentação, transporte terrestre e outros eventuais gastos;
- previsão de divulgação de detalhamento dos gastos.
Se preferir, leia a íntegra do requerimento da Oposição (PDF – 103kB).
O pedido de Zucco está na Mesa da Câmara para ser votado. Fica à decisão do presidente da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautar o requerimento em plenário. Para ser aprovado, precisa do apoio da maioria simples dos presentes na votação. Depois disso, é encaminhado ao Executivo, que tem 30 dias para responder aos questionamentos.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO
A cobrança da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se dá depois de a administração petista ter divulgado a lista incompleta das pessoas que estiveram na viagem.
A lista divulgada pelo Palácio do Planalto tem 20 nomes, incluindo Lula e a primeira-dama Janja. Foram 4 ministros de Estado, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, 4 senadores, 8 deputados e Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência.
Imagens do desembarque da comitiva do governo em Roma, na Itália, porém, mostram pessoas que não constavam na lista divulgada pelo Planalto. É o caso da procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco, namorada de Barroso –ela desce do KC-30 ao lado do presidente do Supremo.
[imagem barroso-rita-nolasco]
Os gastos totais de cada autoridade ainda não foram divulgados. Apenas os 4 senadores que foram a Roma tiveram a divulgação dos gastos com seguro viagem. Gastaram R$ 106,91 cada um.
Deputados, ministros e demais integrantes da comitiva ainda não tiveram suas despesas publicadas no portal da transparência.
A demora na divulgação das despesas é praxe dos órgãos e não significa necessariamente falta de transparência de gastos. Esses gastos podem constar em relatórios futuros.
Além disso, a comitiva brasileira foi à Itália em avião da Presidência da República, o que pode ter reduzido as despesas com transportes de cada autoridade.
Este texto foi produzido pelos estagiários de jornalismo José Luis Costa e Davi Alencar sob a supervisão do editor Augusto Leite.