Comissão Europeia previu o apagão? População recebeu alerta para estocar comida

Comissão Europeia previu o apagão? População recebeu alerta para estocar comida


Portugal e a Espanha foram os países mais atingidos pela falta de energia e enfrentam um verdadeiro caos

Nesta segunda-feira (28/4), um apagão em alguns países da Europa, que afetou principalmente Portugal e Espanha, trouxe à tona novamente um aviso emitido pela Comissão Europeia há pouco mais de um mês. Os cidadãos foram alertados para estocar comida e outros itens essenciais para se manterem por pelo menos 72 horas em caso de crise.

O comunicado incluía sugestões para armazenar pelo menos 6 litros de água por pessoa, alimentos não perecíveis como sopas, frutas, legumes e carnes, além de feijão, macarrão e cereais. Inclusive, também foram indicados manteiga de amendoim, geleia, nozes e balas.

Veja as fotos

Reprodução / CNN

Presidente da Comissão Europeia Ursula von der LeyenReprodução / CNN

Foto: Walter Verst / X

Transito caótico após apagão na EspanhaFoto: Walter Verst / X

Portal LeoDias

Imagens enviadas por Ana Paula de um supermercado em PortugalPortal LeoDias

Portal LeoDias

Fotos enviadas por Camila e Jordan de PortugalPortal LeoDias

Portal LeoDias

Portuguesa falando sobre o caos em PortugalPortal LeoDias

Foto: Reprodução / Internet

Ciberataque pode ter causado apagão em Portugal e outros países, afirma ministroFoto: Reprodução / Internet


Eles ainda foram alertados para adquirir lanternas, rádios e outros dispositivos eletrônicos para comunicação fácil. Houve também a recomendação de consulta com profissionais de saúde para saber quais medicamentos seriam necessários e, assim, manter uma quantidade maior em casa.

A declaração da Comissão Europeia foi divulgada em 26 de março de 2025, com esse conjunto amplo de medidas destinadas a manter os cidadãos preparados. Essa preparação serve para várias ameaças potenciais, como guerras, ataques cibernéticos, pandemias ou efeitos de alterações climáticas.

A organização também enfatizou que o objetivo, em momento algum, era alarmar a população, mas garantir que estejam cientes dos riscos. Ainda não existe uma definição oficial sobre o que causou o apagão, que virou motivo de grande caos em alguns países.

Mercados, farmácias e postos de gasolina ficaram lotados de pessoas em busca de itens essenciais para se preparar para algo ainda maior. O portal LeoDias teve contato com alguns moradores de Portugal que afirmaram acreditar que essa pane poderá durar até 72 horas.



Source link