Durante a celebração do casamento entre Abel (Tony Ramos) e Filipa (Cláudia Abreu), há sete anos, um momento de alegria deu lugar a uma revelação chocante que marca a história da família Boaz. A cerimônia, realizada nos jardins da mansão e diante de todos os convidados, acaba interrompida em “Dona de Mim”.
Isso porque a chegada de Ellen (Camila Pitanga), ex-funcionária da fábrica de lingeries da família, abala o momento. Em mãos, ela carrega uma bebê e uma exigência: que Abel reconheça a criança como sua filha.
O pedido não nasce do acaso. Ellen enfrentava um câncer em estágio avançado e decidiu que essa seria a melhor forma de garantir o futuro da filha, Sofia, deixando inclusive uma carta para que a menina leia aos 18 anos.
“Abel é um homem com alma de poeta, que se vê impelido a comandar as empresas do pai. Apesar de não ter muita vocação para os negócios, ele resolve atender ao pedido e assume a empresa. É um homem de poucas palavras, mas gosta de citar poemas, muitas vezes respondendo com trechos poéticos de forma bem-humorada e tranquila”, conta Tony Ramos, primeiramente.
. Quando Ellen pede para que Abel registre Sofia como sua filha, ele reage inicialmente com hesitação. Mas depois entende que precisa cumprir a promessa que fez”, afirma Tony Ramos.
Dívida de gratidão sela o destino de Sofia em ‘Dona de Mim’
Abel hesitou ao ouvir o pedido, mas a lembrança de uma promessa feita no passado pesou mais do que qualquer incerteza. Anos antes, em um momento de crise financeira e emocional, Abel cogitou tirar a própria vida. Foi Ellen quem o impediu, ao encontrá-lo no telhado da fábrica. A atitude salvadora da funcionária criou um laço silencioso entre os dois.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Ellen é uma lutadora. Alguém que batalha com todas as forças pela vida. Devota de Nossa Senhora da Penha, ela tem sua trajetória radicalmente transformada quando se vê grávida e com câncer. Na preparação, foi fundamental a visita ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde tive o suporte de profissionais da saúde para entender os processos de uma paciente com câncer no útero”, relata Camila Pitanga, que interpreta a personagem com forte carga emocional.
O gesto de Abel, ao aceitar registrar Sofia, reconfigura a estrutura da família Boaz e promete novas tensões ao longo da novela, marcada por promessas, resgates emocionais e verdades reveladas.