Durante o funeral do Papa Francisco, realizado neste sábado (26/4), a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump,fez uma discreta intervenção para auxiliar o presidente Donald Trump a evitar um possível desconforto diplomático. A cerimônia, que reuniu representantes de cerca de 130 nações, coincidiu com o aniversário de 55 anos de Melania.
Veja as fotos
O episódio foi identificado por Nicola Hickling, especialista em leitura labial, em análise publicada pelo jornal britânico Daily Mail. Segundo Hickling, no momento em que os participantes foram convidados a trocar o gesto de paz — tradicional cumprimento católico simbolizado por apertos de mão, Trump hesitou, aparentando não compreender a ação coletiva.
De acordo com a especialista, Melania se aproximou do presidente e sussurrou: “Você deveria fazer isso”. Trump, então, respondeu “Ah, tudo bem” e imediatamente passou a cumprimentar os líderes próximos, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente da Estônia Alar Karis, o rei Felipe VI e a rainha Letizia da Espanha.
O gesto evitou o que poderia ter se tornado a terceira situação constrangedora envolvendo o presidente durante o evento. Mais cedo, Trump havia sido alvo de comentários nas redes sociais por utilizar um terno azul, em contraste com o traje preto adotado pela maioria dos chefes de Estado e por, inadvertidamente, pisar no tapete onde estava o caixão do pontífice.