Velório do papa Francisco chega ao fim com 250 mil visitantes

Velório do papa Francisco chega ao fim com 250 mil visitantes


Enterro do pontífice acontecerá neste sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior de Roma; presidentes e monarcas de todo o mundo comparecerão à cerimônia

EFE/EPA/VATICAN MEDIACIDADE DO VATICANO (Estado da Cidade do Vaticano (Santa Sé)), 24/04/2025. Membros do público prestam suas homenagens ao falecido Papa Francisco enquanto ele é velado na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano,
Papa faleceu aos 88 anos na segunda-feira (21)

Cerca de 250 mil pessoas prestaram homenagens diante do féretro do papa Francisco durante os três dias de velório na Basílica de São Pedro, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira (25), na véspera do funeral. O primeiro pontífice latino-americano, falecido na segunda-feira (21) aos 88 anos, superou assim as 195 mil pessoas que se despediram de seu predecessor Bento XVI após sua morte em 31 de dezembro de 2022. Imagens mostraram a capela-ardente se esvaziando do grande público por volta das 19h (14h no horário de Brasília), enquanto permaneciam cardeais, sacerdotes e trabalhadores da Santa Sé.

O enterro de Francisco acontecerá no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, o primeiro de um pontífice fora do Vaticano desde Leão XIII, em 1903. O túmulo do papa será de mármore e terá apenas uma palavra, “Franciscus”. Uma reprodução da cruz peitoral utilizada por ele acompanhará o conjunto.

Após a missa, o cortejo fúnebre percorrerá as ruas de Roma, passando por monumentos como o Coliseu, segundo as autoridades. O público poderá acompanhar a cerimônia em telões. As autoridades italianas determinaram uma zona de exclusão aérea sobre Roma e mobilizaram unidades antidrone com sistemas de inibição de sinais para evitar qualquer atividade suspeita. Aviões de combate estão em alerta para intervir, enquanto helicópteros policiais sobrevoam o centro histórico e franco-atiradores foram posicionados nos telhados da Via della Conciliazione, que leva à Praça de São Pedro, e na colina próxima de Gianicolo.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Presidentes e monarcas de todo o mundo comparecerão no sábado (26) ao funeral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a tempo de visitar a capela-ardente, assim como o presidente francês Emmanuel Macron. Antes de partir para a Cidade Eterna, o americano Donald Trump disse que realizaria diversas reuniões bilaterais em paralelo ao funeral, sem especificar com quem. O pouso do Air Force One está previsto para 20h50 GMT (17h50 de Brasília). As delegações oficiais ocuparão o lado direito, voltado para a basílica. Na primeira fila estarão os presidentes da Argentina — terra natal de Bergoglio — e da Itália, Sergio Mattarella.

*Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório





Source link