Prefeitura do Rio divulga detalhes do esquema de segurança e transporte para show gratuito de Lady Gaga

Prefeitura do Rio divulga detalhes do esquema de segurança e transporte para show gratuito de Lady Gaga


Cidade espera receber um público de até 1,6 milhão de pessoas no próximo dia 3, número semelhante ao registrado no show de Madonna, em 2024; entrada de veículos será proibida a partir das 18h em Copacabana

A cidade do Rio de Janeiro terá um esquema especial de trânsito, transporte e segurança para o show gratuito da cantora Lady Gaga, marcado para o dia 3 de maio, na Praia de Copacabana. A prefeitura espera receber um público de até 1,6 milhão de pessoas, número semelhante ao registrado no show de Madonna, em 2024. As mudanças no trânsito começam à meia-noite de sexta-feira (2), com a proibição de estacionamento em grande parte do bairro. No total, serão 3.000 vagas de estacionamento suprimidas até o domingo (4).

A partir das 18h de sábado (3), será proibida a entrada de veículos em Copacabana, incluindo carros de aplicativo. Às 19h30, a restrição se estende a táxis e ônibus. A partir desse horário, o acesso à orla será permitido apenas a pé ou de metrô. A Avenida Atlântica será totalmente interditada a partir das 7h de sábado, incluindo as pistas junto aos prédios — algo que não ocorre nem em feriados. A liberação está prevista para às 4h de domingo.

O show de Gaga está previsto para começar às 21h45, com duração aproximada de duas horas e meia. Haverá DJs tocando antes, a partir das 17h30, e depois, até por volta de 0h15. A apresentação será transmitida pela TV Globo, Multishow e Globoplay.

Segurança contará com tecnologia e reforço policial

O esquema de segurança inclui pontos de revista e bloqueio desde o Leme até a altura de Ipanema. Serão:

  • 468 PMs atuando em 16 pontos de revista
  • 221 PMs em 19 pontos de bloqueio
  • 150 detectores de metal
  • 18 câmeras com reconhecimento facial
  • 78 torres de observação
  • 420 PMs em policiamento preventivo nos dias 3 e 4
  • 75 PMs nas estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo

A Guarda Municipal terá 1.310 agentes distribuídos pela orla, com apoio de 78 viaturas, 24 motos e 9 reboques. O monitoramento será feito por 240 câmeras do Centro de Operações Rio (COR), além de 4 drones e 40 câmeras da organização do evento. A Marinha também estará presente, com 300 militares, um navio patrulha oceânico, três avisos de patrulha, oito lanchas rápidas e quatro motos aquáticas para fiscalização das embarcações próximas à praia.

Transporte público com operação especial

O metrô funcionará ininterruptamente das 5h de sábado (3) até 23h de domingo (4). A estação Siqueira Campos será a principal recomendada para embarque e desembarque. A Cardeal Arcoverde funcionará para desembarque das 16h às 22h e, depois, apenas para embarque com cartão pré-adquirido ou pagamento por aproximação (NFC).

As linhas do BRT (11, 22, 38, 51, 60 e 80) e o VLT Linha 1 também operarão sem parar. Haverá ônibus especiais saindo da Enseada de Botafogo para diversos bairros entre 19h30 e 4h. A Supervia terá trens extras saindo da Central do Brasil para Santa Cruz, Saracuruna e Japeri ao longo da madrugada.

Estrutura e atendimento ao público

O palco está sendo montado em frente ao Copacabana Palace e contará com passarela, painéis de LED e estrutura que pode chegar a 28 mil m². Ao longo da orla, serão instaladas:

  • 550 banheiros químicos, incluindo para pessoas com deficiência
  • 3 postos médicos (na Princesa Isabel, Praça do Lido e República do Peru)
  • 6 ambulâncias em pontos estratégicos
  • Postos de assistência social e atendimento à mulher

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link