Governo organiza plano para devolver valores retirados de aposentados pelo INSS

Governo organiza plano para devolver valores retirados de aposentados pelo INSS


Débora Floriano, atual diretora de Operações e Logística do INSS, é nomeada presidente interina do instituto

Após o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ser divulgado e o presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, ser demitido o governo afirmou que pretende anunciar em breve um plano para ressarcir os valores descontados indevidamente de aposentados que foram lesados. De acordo com a Polícia Federal (PF), responsável pela investigação do caso, as fraudes ocorreram entre 2019 e 2013, desviando aproximadamente R$ 6,3 bilhões.

Veja as fotos

Reprodução/Agência Brasil

Vinicius Marques de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da UniãoReprodução/Agência Brasil

WhatsApp Image 2025 04 24 at 10.05.55

INSS

Reprodução/Agência Brasil

Alessandro Stefanutto, presidente do INSSReprodução/Agência Brasil

Reprodução/Agência Brasil

Alessandro Stefanutto, presidente do INSSReprodução/Agência Brasil

WhatsApp Image 2025 04 24 at 10.05.55 1

INSS


O anúncio foi feito pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (24/4). “Essa é uma prioridade do governo Lula, garantir que os aposentados que foram lesados sejam restituídos dos recursos que deles foram extraídos”, afirma.

Vinicius Marques reiterou que não pode dar detalhes antes da divulgação do plano, pois as investigações ainda estão acontecendo e todas as provas devem ser apuradas. O governo já anunciou a suspensão de todos os descontos feitos por entidades dos beneficiários do instituto e definiu o novo nome para assumir o posto deixado por Stefanutto, Débora Floriano.

Débora é a diretora de Operações e Logística do INSS e esteve ao lado do ministro na coletiva de imprensa. A presidente interina é formada em direito e atua no INSS desde 2008 e afirmou que o formato de devolução dos valores será definido de acordo com o tamanho da fraude, portanto ainda há de ser analisado.

“Nós traremos oportunamente um plano onde serão abordadas, tratadas todas as informações, para, em seguida, em uma força-tarefa conjunta, promovermos o integral ressarcimento dos valores irregularmente descontados dos nossos segurados”, disse.

O ministro Vinicius Marques ressaltou que os descontos indevidos já serão interrompidos nos contracheques de maio, assegurando que aposentados e pensionistas não precisam ir até uma agência próxima para se prevenir da fraude.



Source link