Representante do setor de cereais projeta comercialização de 200 mil toneladas a menos do que estimativa anterior
A Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) divulgou na 4ª feira (23.abr.2025) uma revisão das expectativas para as exportações de soja do Brasil em abril de 2025. A estimativa agora é de venda de 14,3 milhões de toneladas, uma redução de 200 mil toneladas em relação à estimativa anterior.
Apesar da diminuição, o volume previsto para abril indica um aumento de 6,3% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Os embarques, contudo, não superarão o recorde de março, quando foram exportadas 15,7 milhões de toneladas de soja.
As exportações de soja vêm crescendo principalmente por causa da demanda da China. O país asiático tem intensificado suas importações da soja brasileira diante da guerra comercial deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano).
O Itaú BBA destacou, em relatório, a expectativa de que as exportações de soja permaneçam fortes nos próximos meses, especialmente em maio e junho. O banco ressaltou a estratégia da China de maximizar as importações de soja do Brasil no 1º semestre.