Alunos de medicina terão nova prova obrigatória do MEC

Alunos de medicina terão nova prova obrigatória do MEC


Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) será realizado pelo governo federal para avaliar a qualidade dos cursos no país, além de também poder ser utilizado para ingresso na residência médica

Marcos Santos – USP ImagensMedicina Médico Estetoscópio (Marcos Santos - USP Imagens)
A partir de outubro, será implementado o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que ocorrerá anualmente

O Ministério da Educação do Brasil está intensificando seus esforços para garantir a qualidade dos cursos de medicina no país. A partir de outubro, será implementado o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que ocorrerá anualmente em conjunto com o Exame Nacional de Residência (Enare), organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O objetivo é avaliar a qualidade dos cursos de medicina e auxiliar na seleção de alunos para residências médicas. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de expandir as residências médicas para formar especialistas em saúde, elogiando a iniciativa como um passo crucial para corrigir rumos e melhorar a formação médica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apoia a medida, ressaltando a necessidade de critérios rigorosos para a abertura de vagas em áreas carentes de faculdades de medicina. Ele criticou a expansão desordenada de vagas, que resultou na abertura de 13 mil novas vagas em cursos de medicina, muitas vezes em locais sem o devido investimento e compromisso com a formação de qualidade. Alcinido Cerci Neto, coordenador da comissão de ensino médico do Conselho Federal de Medicina, concorda com a necessidade de garantir a qualidade do ensino médico, destacando a importância de um exame nacional de qualificação para assegurar que os médicos formados estejam aptos a atender a população.

A Associação Paulista de Medicina também apoia a iniciativa do MEC, afirmando que a medida é bem-vinda e deveria ter sido implementada anteriormente. No entanto, a entidade alerta que o Enamed não deve ser confundido com o projeto de lei do exame de proficiência, conhecido como “OAB dos Médicos”, que está em tramitação no Senado Federal. A associação defende que o exame de proficiência deve continuar sendo discutido no Congresso, destacando que muitos cursos de medicina estão deficientes devido à abertura indiscriminada de novas escolas médicas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O primeiro Enamed terá inscrições abertas entre maio e junho, com resultados divulgados em dezembro, e servirá como base para a seleção de candidatos para residências médicas. Essa nova avaliação promete ser um marco na educação médica do Brasil, buscando não apenas elevar o padrão de ensino, mas também garantir que os futuros médicos estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios da profissão e atender com excelência a população brasileira.

*Com informações de Marcelo Mattos

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link