Comissão de Segurança Pública da Câmara aprova projeto que proíbe acordo penal para presos por tráfico de drogas

Comissão de Segurança Pública da Câmara aprova projeto que proíbe acordo penal para presos por tráfico de drogas


Medida quer restringir benefício previsto para crimes sem violência e com penas menores; texto ainda será analisado pela CCJ e pelo plenário da Casa

Bruno Spada/Câmara dos DeputadosCaroline de Toni
A deputada Caroline de Toni é a relatora do Projeto de Lei 14/25

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe a aplicação do acordo de não persecução penal para pessoas presas por tráfico de drogas. A proposta é de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). Atualmente, o acordo pode ser oferecido pelo Ministério Público em casos de crimes sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a quatro anos. Para firmá-lo, o investigado precisa confessar o crime e cumprir medidas alternativas, como prestação de serviços comunitários.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A relatora, deputada Caroline de Toni (PL-SC), deu parecer favorável ao projeto. Para ela, permitir o benefício em casos de tráfico enfraquece o combate ao narcotráfico. “A concessão desse tipo de acordo pode passar à sociedade a ideia de tolerância com um crime que afeta gravemente a coletividade”, afirmou. O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário da Câmara. Se aprovado, seguirá para o Senado.

*Com informações da Agência Câmara
Publicado por Felipe Cerqueira





Source link