Trump diz que não tem intenção de demitir chefe do Fed

Trump diz que não tem intenção de demitir chefe do Fed


Presidente dos EUA afirma que a mídia “apressa” as coisas e que só espera que Powell seja mais “ativo” na redução dos juros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse nesta 3ª (22.abr.2025) que não pensa em demitir o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) Jerome Powell.

Em uma declaração na Casa Branca, o republicano disse que “nunca” teve planos em demitir o chefe do banco norte-americano. Trump disse que somente espera que Powell seja mais “ativo” no plano de cortar a taxa de juros dos EUA.

“Essa é a hora perfeita para cortar a taxa de juros, se ele não fizer será o fim? Não, não será, mas que seria um bom momento seria, é algo que já deveria ter sido feito antes. Eu não tenho intenção de demitir ele”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.

Na última semana, o presidente do Fed criticou o tarifaço do republicano aos parceiros comerciais dos EUA. Powell disse que a taxação levaria a piora na inflação e que o banco central agiria quando houvesse mais “clareza” nas medidas.

Trump devolveu as críticas a Powell ao afirmar que o líder do Fed é “atrasado” por não reduzir a taxa básica de juros do país.

“Com os custos caindo substancialmente, como eu previ que cairiam, não deve ter inflação, mas pode ter uma desaceleração da economia a menos que o Sr. Tarde Demais [Powell], um grande perdedor, abaixe a taxa de juros agora”, disse o republicano na rede Truth Social.

ERRO DE COMUNICAÇÃO

Apesar da declaração de Trump de que em nenhum momento planejou demitir o presidente do Fed, na 6ª feira (18.abr), o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, havia dito que o republicano estudava demitir Powell.

Jornais dos EUA também registraram que Trump discutia a demissão do líder econômico. Por causa das incertezas quanto a saída de Powell, as bolsas norte-americanas registraram queda superior a 3% no fechamento de 2ª feira (21.abr).

Sobre os rumores alimentados pelo próprio governo, o republicano afirmou que a mídia “apressa as coisas”.





Source link