Medida afeta importações da Tailândia, Malásia, Vietnã e Camboja após investigação sobre práticas desleais
As autoridades comerciais dos Estados Unidos anunciaram a imposição de tarifas sobre as importações de painéis solares de 4 países do Sudeste Asiático: Camboja, Tailândia, Malásia e Vietnã.
As tarifas impostas variam, chegando a 3.521% para produtos do Camboja. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Guardian nesta 3ª feira (22.abr.2025).
A decisão é motivada por acusações de fabricantes de painéis solares norte-americanos contra empresas da China. Eles afirmam que as companhias chinesas inundaram o mercado asiático com produtos subsidiados e vendidos abaixo do custo. Isso estaria prejudicando a indústria solar dos EUA.
Uma investigação conduzida pelo Departamento de Comércio dos EUA confirmou práticas comerciais desleais.
A imposição de tarifas elevadas, porém, também causou críticas, inclusive de empresas norte-americanas que lidam com o mercado solar. Parte delas diz que isso vai aumentar os preços das células importadas, essenciais para a montagem dos painéis fabricados nos EUA.
A AIE (Agência Internacional de Energia) expressou preocupações quanto ao impacto da medida na produção energética em solo norte-americano.