A cerimônia será simples e seguirá alguns protocolos que foram atualizados pelo líder religioso antes de sua morte
O funeral do Papa Francisco foi confirmado para acontecer no próximo sábado (26/4), às 10h no horário local (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro, em frente à basílica de mesmo nome no Vaticano. O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, foi designado para presidir a cerimônia.
As informações foram reveladas pelo Vatican News um dia após a morte do líder da Igreja Católica, aos 88 anos. A BBC News também ressaltou que a cerimônia chegará ao fim apenas quando Giovanni proferir a Ultima Commendatio e a Valedictio, orações conclusivas para confiar o pontífice a Deus.
Veja as fotos
Logo após a cerimônia, o corpo do Papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, antes de ser transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para o sepultamento. Essa foi uma decisão deixada por ele em seu testamento, tornando-se o primeiro papa em mais de um século a não ser sepultado no Vaticano.
Inclusive, Francisco também deixou claro que gostaria de tudo bem simples, sendo enterrado “no chão e sem decoração especial”. O Vaticano também já divulgou as primeiras imagens do corpo do papa em um caixão aberto na capela da Casa Santa Marta, sua residência.
O funeral deverá contar com a presença de inúmeros líderes mundiais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.