Peso argentino se valoriza após redução de controle cambial

Peso argentino se valoriza após redução de controle cambial


Dólar oficial registrou queda de 5,48% em relação à moeda argentina nesta 2ª feira (21.abr)

O peso argentino se valorizou frente ao dólar nesta 2ª feira (21.abr.2025). O valor de venda da moeda norte-americana atingiu 1.114,8 pesos, o que representa um recuo de 5,48% da divisa dos EUA.

Já o dólar blue (paralelo) foi a 1.150 pesos –caiu 8%. O resultado se dá uma semana depois que a Argentina deu início a uma flexibilização do controle cambial para pessoas físicas, implementado em 2019.

Em 9 de abril, o país sul-americano chegou a um acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) para obter um empréstimo de US$ 20 bilhões. Era uma exigência da instituição financeira para conceder o novo empréstimo.

Na prática, a medida faz com que a banda do dólar oficial passe a ser reajustada a uma taxa de 1% ao mês. Também abre espaço para que as empresas transfiram dividendos para fora da Argentina sem haver uma limitação em 2025.

A paridade do dólar fica ajustada entre 1.000 e 1.400 pesos. A expectativa inicial de agentes do mercado financeiro era de que a medida resultasse em desvalorização do peso, como se deu no 1º dia da nova política.





Source link