A decisão do presidente Lula foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (21); em fevereiro, o petista e a primeira-dama Janja organizaram uma missa para rezar pela saúde do pontífice

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21). A decisão do Executivo federal foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). “É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz a publicação.
Francisco morreu em Roma, menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia dupla. Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
No final de fevereiro, Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, organizaram uma missa para rezar pela saúde do papa Francisco que, na época, estava internado com pneumonia em ambos os pulmões. A celebração foi coordenada por Gilberto Carvalho, ex-secretário-geral da Presidência no primeiro mandato de Lula e amigo próximo do petista. A missa foi conduzida por três padres jesuítas e contou com a presença de Dom Raymundo Damasceno, cardeal e arcebispo emérito de Aparecida.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório