A CNBB divulgou uma nota de pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (21/4), aos 88 anos, no Vaticano. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil relembrou momentos marcantes do pontificado e destacou a importância dos gestos do papa para a Igreja e a sociedade. De acordo com a entidade, o líder católico apontou novos rumos para a atuação da instituição religiosa no mundo contemporâneo.
A CNBB destacou que, desde sua primeira aparição pública como pontífice, Francisco surpreendeu ao saudar a multidão com um simples “boa noite” e ao se curvar diante dos fiéis para pedir orações. “Logo após ser apresentado ao mundo, na sacada central da Basílica São Pedro, o Papa Francisco surpreendeu os milhares de fiéis que lotavam a praça ao saudá-los com um simples ‘boa noite’ e, em seguida, inclinar-se pedindo orações por sua missão à frente da Igreja Católica”, publicou a entidade em homenagem ao papa.
A primeira viagem apostólica do Papa Francisco também foi lembrada pela CNBB. Em julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Brasil, ele teve seu primeiro contato com fiéis fora da Europa. A entidade descreveu que diversos momentos da visita ficaram registrados na memória da população brasileira, especialmente pelo modo próximo com que o papa se relacionou com o povo.
Ao longo de seu pontificado, Francisco foi reconhecido por incentivar uma Igreja voltada ao acolhimento, ao cuidado com o meio ambiente, à valorização da família e à promoção da fraternidade. A CNBB reforçou essa visão em sua nota oficial. “Papa Francisco traduziu e testemunhou, por meio de gestos, as suas intuições para a Igreja e a sociedade”, declarou a Conferência.
O anúncio da morte do Papa Francisco foi feito pelo cardeal Kevin Farrell, confirmando que o pontífice faleceu na Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano.