Anel de Papa Francisco deve ser destruído em rito que marca o fim de seu papado

Anel de Papa Francisco deve ser destruído em rito que marca o fim de seu papado


Papa Francisco quebrou tradições ao escolher um Anel do Pescador mais simples e recusar o tradicional beijo dos fiéis

Nesta segunda-feira, (21/4), o Papa Francisco morreu aos 88 anos em sua residência oficial no Vaticano, em Roma. O Anel do Pescador, símbolo usado por ele, deve ser destruído em um ritual que marca o fim de seu papado. Conhecido por romper tradições, o pontífice escolheu um modelo simples e dispensou o tradicional beijo dos fieis na joia.

O que é o Anel do Pescador?

O Anel do Pescador, uma longa tradição na Igreja Católica, tem o desenho de São Pedro pescando em um barco, e era usado pelos papas como uma forma de assinar documentos oficiais. Essa prática perdurou até o século XIX, quando o anel foi substituído por um carimbo oficial. Mesmo assim, a joia se manteve como um símbolo e costuma ser entregue na missa inaugural do pontífice.  

Veja as fotos

Foto/Globo

Anel do Papa FranciscoFoto/Globo

Vatican News/Reprodução

Papa Francisco acena para fiéisVatican News/Reprodução

Reprodução Instagram

Papa Francisco saudou cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma, na ItáliaReprodução Instagram

Reprodução: Instagram

Papa Francisco se recupera de pneumonia em casa, em Roma, na Itália. Ele recebeu alta em 23 de marçoReprodução: Instagram

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images


Francisco rompeu tradições:

Além disso, o anel sempre foi visto como um símbolo de respeito, com os fieis costumando se ajoelhar e beijá-lo em sinal de veneração. Papa Francisco, no entanto, rompeu com essa tradição. Em alguns momentos, foi possível vê-lo afastar a mão quando os fieis tentavam beijar o anel que usava na mão direita, por questões de higiene.  

Francisco também quebrou protocolos ao escolher um modelo mais simples para o Anel do Pescador, em prata dourada, em vez de usar materiais reciclados dos anéis de pontífices anteriores, como era costume. Isso porque a Igreja, por tradição, costuma destruir o anel em uma cerimônia simbólica e ele não pode ser usado por outros papas.

Tradicionalmente, a joia é esmagada na presença de outros cardeais e faz referência ao período em que o anel era usado como selo, com a destruição sendo uma medida para evitar falsificação de documentos. Embora não tenha mais a função original, o rito permaneceu, com uma modificação significativa durante o papado de Bento XVI. 

Quando Bento renunciou, o anel não foi destruído, mas marcado com uma cruz. O Vaticano ainda não se pronunciou oficialmente sobre como será realizado o rito em relação ao Anel do Pescador de Francisco, mas a expectativa é que ele seja destruído, seguindo a tradição que marca o fim do papado após a eleição de um novo Papa.



Source link