Lula lamenta morte do papa e diz que ‘humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento’

Lula lamenta morte do papa e diz que ‘humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento’


Andreas SOLARO / AFPPapa Francisco
Pope Francis appears at the main balcony of St. Peter’s basilica before the Urbi et Orbi message and blessing to the city and the world as part of Easter celebrations, at St Peter’s square in the Vatican on April 20, 2025. (Photo by Andreas SOLARO / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). Em nota, o mandatário escreveu que a “humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”, declarou.

O petista destacou, ainda, a luta do pontífice pelas mudanças climáticas, políticas econômicas e desigualdade. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, elencou.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Lula também relembrou os encontros que teve com Francisco. “Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará. Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, completou.

Publicado por Carolina Ferreira

 





Source link