Antonio Banderas homenageia Papa Francisco após morte

Antonio Banderas homenageia Papa Francisco após morte



Antonio Banderas usou as redes sociais para homenagear o Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Em um post bilíngue, em espanhol e inglês, o ator espanhol descreveu o líder da Igreja Católica como um exemplo de compaixão. “Morre o Papa Francisco, um homem que, como chefe da Igreja Católica, demonstrou bondade, amor e misericórdia para com os mais necessitados”, escreveu o artista, que se declara católico praticante.

Papa Francisco: Funeral será simples e decisões inéditas surpreendem

O Vaticano confirmou que Jorge Mario Bergoglio — nome de batismo de Francisco — faleceu às 2h35 (horário de Brasília), ou 7h35 no horário local. Ele ocupou o papado durante 12 anos, sendo o primeiro pontífice latino-americano da história. O comunicado oficial da Santa Sé destacou que Francisco viveu “dedicado ao serviço do Senhor e de Sua Igreja” e agradeceu por seu “exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus”.

Última aparição pública e agravamento da saúde

A última aparição pública de Francisco aconteceu no Domingo de Páscoa (20). Embora tenha surgido na sacada da Basílica de São Pedro, ele não celebrou a missa, devido à fragilidade causada por uma pneumonia bilateral. A homilia pascal foi lida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito do templo.

Veja a última aparição pública do Papa Francisco no domingo de Páscoa

Desde fevereiro, o Papa vinha enfrentando um quadro de saúde delicado. Após uma primeira internação, começou a ter dificuldades para discursar nas audiências. Em diversas ocasiões, pediu que seus auxiliares o substituíssem nas leituras dos sermões. No dia 14 daquele mês, foi internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde recebeu o diagnóstico de uma infecção polimicrobiana e, em seguida, de pneumonia nos dois pulmões.

Legado de um líder próximo dos marginalizados

Mesmo hospitalizado, Francisco manteve-se presente em algumas agendas religiosas, demonstrando seu esforço em continuar próximo aos fiéis. Ele chegou a pedir desculpas por faltar a uma das orações dominicais e, segundo fontes do Vaticano, participou ativamente das decisões internas até seus últimos dias.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

A homenagem de Antonio Banderas ecoa o que muitos líderes mundiais e fiéis têm compartilhado: a imagem de um papa que tentou aproximar a Igreja dos marginalizados e defender os valores do Evangelho com firmeza e humanidade.



Source link