Moradores da favela do Moinho fazem barricadas e colocam fogo nos trilhos da CPTM

Moradores da favela do Moinho fazem barricadas e colocam fogo nos trilhos da CPTM


Líder comunitário atuou como mediador, conseguindo negociar a retirada das barricadas e a extinção do fogo após a saída dos policiais

ReproduçãoFogo na CPTM
Moradores da Favela do Moinho colocam fogo nas linhas da CPTM

Moradores da favela do Moinho, localizada em São Paulo, enfrentaram uma situação tensa após a invasão da Polícia Militar na comunidade. Por volta das 13h, desta sexta-feira (18), os policiais ordenaram que os comerciantes fechassem suas lojas e utilizaram spray de pimenta contra os residentes, gerando relatos de agressões. Em resposta, os moradores ergueram barricadas e atearam fogo nos trilhos da CPTM. A chegada dos bombeiros foi necessária para controlar as chamas, enquanto unidades do Baep se posicionaram na área. Um líder comunitário atuou como mediador, conseguindo negociar a retirada das barricadas e a extinção do fogo após a saída dos policiais. Apesar da desobstrução dos trilhos, a presença da polícia ainda mantém um clima de tensão na favela.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A CPTM comunicou que a circulação dos trens foi suspensa entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, mas a normalização do serviço começou às 15h44. A situação é agravada pela iminente desocupação da favela, com 86% das famílias supostamente aceitando a proposta do governo, embora muitos temam uma remoção forçada. O plano da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) não prevê uma remoção em massa, oferecendo um auxílio aluguel de R$ 800 para as famílias enquanto aguardam novas moradias. No entanto, críticas surgem em relação à disponibilidade das unidades habitacionais, uma vez que a maioria ainda está em fase de construção.

Na terça-feira anterior, um protesto contra o plano do governo resultou em confrontos com a Polícia Militar. Durante a manifestação, motociclistas tentaram furar o bloqueio, o que gerou confusão e intensificou a tensão entre os manifestantes e as forças de segurança.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 
Uma publicação compartilhada por Caio Castor (@caiocastorr)

Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link