Fake news: Papa não liberou consumo de carne vermelha na Sexta-feira Santa

Fake news: Papa não liberou consumo de carne vermelha na Sexta-feira Santa


Saiba a verdade por trás das mensagens de WhatsApp que estão viralizando nas redes sociais sobre o período religioso e o ritual santo envolvendo alimentação

É falsa a mensagem que se espalha nas redes sociais, atribuindo ao Papa Francisco a declaração de que se pode “comer o que quiser na Semana Santa”, porque “o sacrifício não está no estômago, mas no coração”. A mensagem trata-se de desinformação. Contrariamente ao que tem sido divulgado, o líder religioso não orientou os fiéis a consumirem alimentos sem restrições no período de tradição espiritual. Segundo declaração do sacerdote em março de 2021, a data é um dia de penitência, jejum e oração.

Em fevereiro de 2015, o Papa Francisco disse que o jejum é “do coração”, não só de carne, e envolve boas ações. A Agência Católica de Informação (ACI), associação educacional sem fins lucrativos ligada à Igreja Católica, desmentiu a mensagem falsa em fevereiro de 2024: “Em nenhuma de suas mensagens, o Papa promoveu que os fiéis substituíssem o jejum e a abstinência, que, durante a Semana Santa, devem ser observados na Sexta-feira Santa por outras práticas penitenciais”.

Veja as fotos

Papa Francisco - Foto: Reprodução/Instagram

Papa Francisco – Foto: Reprodução/Instagram

Reprodução: Instagram

Papa FranciscoReprodução: Instagram

Reprodução/Vatican News

Martin Scorcese e Papa FranciscoReprodução/Vatican News

Reprodução Instagram

Papa Francisco saudou cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma, na ItáliaReprodução Instagram

Reprodução Instagram

Papa Francisco saudou cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma, na ItáliaReprodução Instagram


Desde 2018, essa fake news não sai do feed, WhatsApp e explodiu novamente hoje (18/4). Os internautas espalham essa mentira todo ano durante a Semana Santa e a Quaresma, cutucando aqueles que não comem carne em respeito ao ritual, que envolve um período de reflexão e caridade antes da Páscoa. A tradição católica, que vem desde o século IV, encara a Sexta-Feira Santa como um dia de respeito pela partida de Jesus Cristo. É um momento para relembrar a crucificação e sua morte no Calvário.

Ontem, Francisco, em sua conta oficial no Instagram, fez uma reflexão: “Todos os anos, gosto de repetir o que Jesus fez na Quinta-feira Santa, o lava-pés, na prisão. Este ano não posso fazê-lo, mas posso e quero estar perto de vocês. Rezo por vocês e por suas famílias”. Com a voz ainda em recuperação, o Papa mantém o bom humor e continua postando vídeos em seu perfil, agradecendo o apoio dos seguidores, pouco menos de um mês após receber alta hospitalar.



Source link