Ontem, o presidente dos EUA criticou Jerome Powell ao dizer que é ‘muito lento’ na redução das taxas de juros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua equipe consideram a possibilidade de demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse o principal assessor econômico da Casa Branca nesta sexta-feira (18).
“O presidente e sua equipe continuarão analisando o assunto”, disse o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, a repórteres quando questionado sobre a possibilidade de demitir Powell, um dia após Trump atacar o chefe do banco central.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Ontem, Trump criticou Powell ao dizer que é “muito lento” na redução das taxas de juros. “O fim do mandato de Powell não pode acontecer de modo rápido o suficiente”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. “Tarde demais, deveria ter reduzido as taxas de juros, como o BCE (Banco Central Europeu), há muito tempo, mas certamente deveria reduzi-las agora”, escreveu Trump.
Tensão tarifária
O presidente do Fed alertou na quarta-feira que as tarifas impostas por Trump a praticamente todos os parceiros comerciais poderiam colocar o banco central na posição de ter que escolher entre lidar com a inflação ou o desemprego.
A política tarifária do presidente dos EUA tem deixado investidores e parceiros comerciais nervosos e cautelosos com sua estratégia de longo prazo e o que ela pode significar para o comércio internacional.
Trump pediu repetidamente a Powell que cortasse as taxas de juros, mas o banco central americano adotou uma atitude de esperar para ver, mantendo as taxas estáveis entre 4,25% e 4,5% desde o início do ano.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira