Agência impede operação da aeronave do jogador do Santos por causa de documentação vencida desde 4 de abril
O helicóptero do jogador de futebol Neymar Jr. está impedido de voar desde o início de abril por determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Leia a certidão obtida no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) (PDF – 427 kB).
A aeronave, de modelo BK 117 D-2, com capacidade para 9 passageiros e fabricada em 2019, teve a “operação negada para táxi aéreo” porque o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) está vencido desde 4 de abril.
O CVA é um documento emitido anualmente para confirmar que uma aeronave, seja um avião ou um helicóptero, está em condições seguras de voo e em conformidade com os regulamentos da Anac.
Por causa do vencimento, a agência suspendeu o CA (Certificado de Aeronavegabilidade) do helicóptero, registrado em nome da Neymar Sport e Marketing Ltda. Fundada em 2006 para gerir os negócios de Neymar Jr., a empresa tem como sócios os pais do jogador, Neymar da Silva Santos e Nadine Gonçalves.
O QUE DIZ NEYMAR
À coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, a assessoria de imprensa do atleta informou que o CVA do helicóptero consta como vencido porque a aeronave está em manutenção desde 26 de março e a conclusão do processo leva até 40 dias.
Nesse período, é “normal que o status apareça como ‘vencido’. Após a finalização da manutenção obrigatória, a Anac verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para voos”, afirmou.
VOLTA AO FUTEBOL BRASILEIRO
Neymar Jr. usou o helicóptero em sua chegada à Santos (SP) depois de finalizar sua passagem pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Ele retornou ao Brasil em 31 de janeiro a bordo de um avião Gulfstream G700, um jato de alta velocidade que pode atingir mais de 1.150 km/h e voar por mais de 14.000 km sem reabastecer.
O avião, com motores Rolls Royce e capacidade para 13 passageiros, foi escolhido pelo atleta por causa da manutenção de suas próprias aeronaves.
O jogador foi da Arábia Saudita para a Nigéria e, do país africano, até São Roque (SP). Do interior paulista, seguiu no helicóptero para a Baixada Santista.
Neymar Jr. retornou em 2025 ao futebol brasileiro depois de 12 anos, período no qual teve passagens por Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França) e Al-Hilal.
Com a volta, o Santos atingiu a marca de 70 mil sócios-torcedores e superou os 7 milhões de seguidores no Instagram e TikTok.