Helicóptero de Neymar Jr. está proibido de voar, diz Anac

Helicóptero de Neymar Jr. está proibido de voar, diz Anac


Agência impede operação da aeronave do jogador do Santos por causa de documentação vencida desde 4 de abril

O helicóptero do jogador de futebol Neymar Jr. está impedido de voar desde o início de abril por determinação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Leia a certidão obtida no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) (PDF – 427 kB).

A aeronave, de modelo BK 117 D-2, com capacidade para 9 passageiros e fabricada em 2019, teve a “operação negada para táxi aéreo” porque o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) está vencido desde 4 de abril.

O CVA é um documento emitido anualmente para confirmar que uma aeronave, seja um avião ou um helicóptero, está em condições seguras de voo e em conformidade com os regulamentos da Anac.

Por causa do vencimento, a agência suspendeu o CA (Certificado de Aeronavegabilidade) do helicóptero, registrado em nome da Neymar Sport e Marketing Ltda. Fundada em 2006 para gerir os negócios de Neymar Jr., a empresa tem como sócios os pais do jogador, Neymar da Silva Santos e Nadine Gonçalves.

O QUE DIZ NEYMAR

À coluna do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, a assessoria de imprensa do atleta informou que o CVA do helicóptero consta como vencido porque a aeronave está em manutenção desde 26 de março e a conclusão do processo leva até 40 dias.

Nesse período, é “normal que o status apareça como ‘vencido’. Após a finalização da manutenção obrigatória, a Anac verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para voos”, afirmou.

VOLTA AO FUTEBOL BRASILEIRO

Neymar Jr. usou o helicóptero em sua chegada à Santos (SP) depois de finalizar sua passagem pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Ele retornou ao Brasil em 31 de janeiro a bordo de um avião Gulfstream G700, um jato de alta velocidade que pode atingir mais de 1.150 km/h e voar por mais de 14.000 km sem reabastecer.

O avião, com motores Rolls Royce e capacidade para 13 passageiros, foi escolhido pelo atleta por causa da manutenção de suas próprias aeronaves.

O jogador foi da Arábia Saudita para a Nigéria e, do país africano, até São Roque (SP). Do interior paulista, seguiu no helicóptero para a Baixada Santista.

Neymar Jr. retornou em 2025 ao futebol brasileiro depois de 12 anos, período no qual teve passagens por Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França) e Al-Hilal.

Com a volta, o Santos atingiu a marca de 70 mil sócios-torcedores e superou os 7 milhões de seguidores no Instagram e TikTok.





Source link