Projeto, que significa Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, oferece um registro intransferível que acompanhará o animal ao longo de sua vida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação do SinPatinhas, um sistema nacional que permitirá o registro gratuito de cães e gatos. Com essa nova ferramenta, cada animal receberá um Registro Geral (RG) único, facilitando a localização de pets que se perdem e mantendo os tutores informados sobre iniciativas de castração, vacinação e microchipagem. A proposta foi aprovada pelo Senado no final do ano passado e tem como objetivo principal promover o bem-estar dos animais. O Sinpatinhas, que significa Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, oferece um registro intransferível que acompanhará o animal ao longo de sua vida. Essa inovação permitirá que os tutores tenham acesso a informações relevantes sobre seus pets, especialmente em situações de desaparecimento, além de atualizações sobre campanhas de saúde pública voltadas para os animais.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além de facilitar a localização de cães e gatos, o programa também criará um banco de dados abrangente que reunirá informações tanto dos tutores quanto dos animais. Esses dados poderão ser utilizados para embasar futuras decisões, especialmente em relação a campanhas de vacinação e outras ações sanitárias que visem a saúde pública e o bem-estar animal.
Como fazer o cadastro?
Uma vez cadastrados, os tutores poderão também receber informações sobre campanhas do governo para castração, vacinação e microchipagem. O cadastro inclui informações detalhadas sobre os tutores (identidade, CPF, endereço) e os animais (espécie, raça, idade, vacinas, doenças).
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA