Indicador Cepea Esalq mostra alta de 1,47% no início de abril, refletindo a valorização do produto no mercado
O preço do algodão em pluma no mercado brasileiro alcançou R$ 4,30 por libra-peso, o maior valor registrado desde 4 de março de 2024, quando a cotação chegou a R$ 4,33, segundo informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
A alta acumulada na parcial do mês é de 1,47%, refletindo a valorização da commodity no mercado interno. Segundo o Cepea, a liquidação dos estoques da safra 2023/2024 pelos produtores e a firmeza dos vendedores nos preços solicitados têm pressionado os compradores, contribuindo para a sustentação das cotações.
A elevação na paridade de exportação também tem influenciado o comportamento dos preços no mercado interno. A dificuldade de acordo entre os agentes, especialmente em relação a preço e qualidade dos lotes, tem limitado as negociações na entressafra.
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apresentou novos reajustes positivos para a produção nacional de pluma na safra 2024/2025. Os dados indicam um aumento de 1,8% em relação a março e de 5,1% comparado à temporada 2023/2024. Com isso, a produção pode alcançar 3,89 milhões de toneladas, número que representaria um novo recorde para o setor.