Comitiva do governo Lula vai à Europa na tentativa de ampliar relações depois de “tarifaço”

Comitiva do governo Lula vai à Europa na tentativa de ampliar relações depois de “tarifaço”


A missão inclui visitas a Portugal, Polônia e Bélgica, com foco em comércio, investimentos, tecnologia e agricultura

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) informou que representantes do órgão e do Ministério das Relações Exteriores irão à Europa entre os dias 23 e 30 de abril. O objetivo é fortalecer os laços comerciais com países europeus.

A viagem da comitiva brasileira acontece em um momento delicado: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem adotando o chamado “tarifaço”, que aumenta impostos sobre produtos estrangeiros vendidos nos EUA. Essa medida tem impacto direto nas exportações brasileiras.

Veja as fotos

Reprodução: Instagram

Jorge Viana atual presidente da Apex BrasilReprodução: Instagram

Reprodução: Instagram

Jorge Viana atual presidente da Apex e presidente LulaReprodução: Instagram

Reprodução: Google

Donald TrumpReprodução: Google

Reprodução / CNN

Donald TrumpReprodução / CNN


Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, só perdem para a China. Ainda assim, a Embaixada dos EUA em Brasília divulgou um comunicado em português, afirmando que o Brasil está entre os países que “sufocam” parte da economia americana. As informações são do G1.

Diante disso, diplomatas e especialistas vêm defendendo que o Brasil diversifique suas parcerias comerciais, buscando mais oportunidades especialmente na Europa e na Ásia.

Segundo a Apex, a comitiva brasileira será formada por representantes do governo e empresários de setores como café e frutas. Eles visitarão três países europeus na seguinte agenda: 23 e 24 de abril: Lisboa (Portugal); 25 e 26 de abril: Varsóvia (Polônia); 28 e 29 de abril: Bruxelas (Bélgica).

Durante a viagem, estão previstas reuniões sobre comércio, investimentos, ciência, tecnologia, inovação e agricultura. 

Para o presidente da Apex, Jorge Viana, o “tarifaço” dos EUA pode acabar acelerando a entrada em vigor do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Esse acordo vem sendo negociado desde 1999, passou para a fase de revisão em 2019 e foi oficialmente assinado em 6 de dezembro de 2024, durante a cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai.



Source link