O Papa Francisco reencontrou a equipe do Hospital Gemelli, em Roma, poucos dias antes da celebração da Páscoa. O encontro ocorreu na quarta-feira (16), em uma área próxima à Sala Paulo VI, no Vaticano, e reuniu cerca de 70 profissionais da saúde.
Com dificuldades para respirar e utilizando cadeira de rodas, o líder da Igreja Católica demonstrou gratidão pela atenção que recebeu durante o período em que ficou internado.
Papa Francisco manda mensagem ao Brasil
“Obrigado pelo excelente serviço prestado no hospital. Continuem assim”, declarou o Papa, em tom comovido.
Internação e melhora gradual
O chefe da Igreja Católica passou 38 dias internado no Hospital Gemelli devido a uma pneumonia bilateral. Durante o tratamento, a condição ameaçou sua vida em duas ocasiões. Desde então, ele realiza sessões diárias de reabilitação motora e respiratória.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Na última semana, o Vaticano confirmou que o estado de saúde de Francisco apresentou progresso. O Papa tem conseguido passar mais tempo sem o uso de oxigênio e retomou aos poucos algumas atividades públicas.
Participações recentes
No Domingo de Ramos, o pontífice fez uma aparição inesperada na Praça de São Pedro, sem o uso de cânulas nasais. Poucos dias antes, também recebeu o rei Charles III e a rainha Camilla em uma visita privada.
No entanto, a presença do Papa nos eventos oficiais da Semana Santa ainda dependia da evolução do seu quadro clínico. Segundo a Santa Sé, a participação em pelo menos uma celebração já estava confirmada, mas outras seriam avaliadas com o tempo.