Comitê de especialistas da entidade diz que lance foi acidental e que braço do jogador do Flamengo estava em posição natural, sem ampliar o espaço corporal
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (15/4), o parecer oficial do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) sobre o lance envolvendo o volante Gerson, do Flamengo, durante a vitória sobre o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. A análise reforça que o árbitro Ramon Abatti Abel acertou ao não marcar pênalti para o time gaúcho.
O lance ocorreu aos 14 minutos do primeiro tempo, quando o Flamengo vencia por 1 a 0. Braithwaite tentou um cruzamento pela direita, a bola desviou em Wesley e, em seguida, tocou no braço de Gerson dentro da área. Jogadores e torcedores do Grêmio pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Veja as fotos
Segundo o parecer do comitê da CBF, a jogada foi interpretada como não faltosa. “A bola veio inesperadamente de um companheiro de sua equipe e o braço estava em uma posição natural, sem aumento do espaço corporal”, diz o texto.
O documento também detalha o movimento do jogador após o desvio: “Apesar dos braços estarem por detrás do corpo e se moverem após o desvio da bola, não há a intenção desse movimento, já que o jogador apenas reagiu à mudança da trajetória da bola que veio, inevitavelmente, em sua direção”.
A conclusão do comitê é clara ao considerar a não marcação do pênalti correta de acordo com as diretrizes da arbitragem internacional. O lance seguiu sem revisão no VAR, e a partida continuou normalmente.
O Flamengo venceu o confronto por 2 a 1, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias