Holandês foi atingido por objeto lançado por torcedor, mas completou percurso e conquistou o tricampeonato na tradicional prova francesa
O ciclista holandês Mathieu Van der Poel, de 30 anos, venceu pela terceira vez a clássica Paris-Roubaix, uma das mais tradicionais e exigentes provas de um dia do ciclismo de estrada mundial. A conquista veio apesar de um incidente marcante: o atleta foi atingido no rosto por uma garrafa de água arremessada por um torcedor durante o percurso.
O episódio ocorreu no domingo (13/4), quando Van der Poel liderava a prova e faltavam cerca de 37 quilômetros para a chegada. O campeão mundial de 2023 percorria uma das estradas estreitas do trajeto, cercado por torcedores, quando foi surpreendido pela garrafa.
Veja as fotos
Mesmo com o impacto, o ciclista manteve o equilíbrio e evitou a queda. Após a chegada, Van der Poel relatou o ocorrido.
“Foi como ser atingido por uma pedra. A garrafa estava quase cheia e pesava meio quilo. Quando alguém joga algo assim em você, não é nada. Algo deve ser feito. Pessoas cuspindo e jogando coisas… É demais. Vou pedir que ações sejam tomadas”, declarou o atleta.
Na manhã desta segunda-feira (14/4), a Polícia de Flanders, na Bélgica, informou que um cidadão belga se apresentou voluntariamente como o autor do arremesso. A tradicional prova tem largada em Compiègne, no norte da França, e termina em Roubaix, perto da fronteira com a Bélgica.
Com a vitória, Van der Poel soma agora três títulos da Paris-Roubaix e segue consolidado entre os principais nomes do ciclismo mundial. Ele também é detentor de duas medalhas nos últimos dois Campeonatos Mundiais da modalidade.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias