58% dos brasileiros reduziram compra de alimentos por inflação

58% dos brasileiros reduziram compra de alimentos por inflação


Pesquisa do Datafolha indica que ¼ da população afirma ter menos comida do que necessário em casa; a alta do preço do café lidera mudança de hábitos

Uma pesquisa do Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo no domingo (13.abr.2025), apontou que 58% dos brasileiros afirmam ter reduzido a quantidade de alimentos que compram por conta da inflação.

Conforme o levantamento, 25% da população do país disse ter menos comida que o suficiente em casa. 60% afirmaram que a quantidade é suficiente, enquanto 13% disseram ter mais que o necessário.

Como resposta à inflação, 80% confirmaram ter feito algum tipo de mudança na rotina alimentar. Por exemplo, 61% da população passou a sair menos de casa, de acordo com a pesquisa.

A alta do preço do café, que subiu 77,8% de preço nos últimos 12 meses até março de 2025, também impactou nos hábitos dos brasileiros. Ao Datafolha, 50% disseram ter trocado a marca que compravam por uma mais barata e 49% afirmaram ter reduzido o consumo da bebida.

A mudança de hábitos não afetou apenas a rotina alimentar. Metade dos brasileiros contou ter reduzido o consumo de água, luz e gás, como medida para tentar reduzir custos. 47% disseram que passaram a buscar outra fonte de renda para complementar os ganhos, enquanto 36% reduziram a compra de remédios.

Entre outras medidas para economizar dinheiro citadas na pesquisa, estão deixar de pagar dívidas (32%), e deixar de pagar as contas da casa (26%).

RESPONSABILIDADE

O levantamento aponta ainda que 54% dos entrevistados acreditam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem muita responsabilidade na alta dos preços dos alimentos, enquanto 29% atribuem pouca responsabilidade ao governo Lula. Apenas 14% disseram que a subida dos preços não tem relação com a administração.

O Datafolha questionou a parcela de culpa que os entrevistados atribuíam a 5 principais fatores: ao governo Lula, à crise climática, às guerras ao redor do mundo, à crise nos EUA e aos produtores rurais. Conforme o levantamento, em todos os segmentos sociais, mais de 50% dos ouvidos disseram que o governo federal possui grande responsabilidade.

Entre os que recebem até 2 salários mínimos, 55% disse que o governo Lula é o maior culpado e 54% atribuíram a responsabilidade aos produtores rurais. Este percentual foi bem mais elevado do que nos outros grupos sociais; entre aqueles que recebem mais de 10 salários mínimos, por exemplo, o valor é de 41%.

Os brasileiros mais ricos também são os que menos atribuem responsabilidade às guerras no mundo, com 40%, contra um valor que varia entre 46% e 48% nos demais segmentos sociais, e à crise nos Estados Unidos, com 36%, contra um percentual de 39% a 42% entre os demais grupos.





Source link