Páscoa: Brasil se destaca com tapetes nas ruas; veja como outros países comemoram

Páscoa: Brasil se destaca com tapetes nas ruas; veja como outros países comemoram


Conheça como funcionam as celebrações pascais mais peculiares ao redor do mundo

A Páscoa tem seu significado religioso e, também, cultural. Enquanto no Brasil os ovos de chocolate, o coelhinho e os tapetes confeccionados nas ruas são símbolos predominantes, outros países adotam tradições únicas e até bem surpreendentes! Confira a lista que o portal LeoDias separou de algumas das mais curiosas celebrações pascais pelo mundo.

Veja as fotos

Divulgação

Crianças na Finlândia usam galhos decorados para pedir docesDivulgação

Divulgação: Embaixada da Austrália no Brasil

Bilby é o símbolo da Páscoa na AustráliaDivulgação: Embaixada da Austrália no Brasil

Divulgação

“Osterbaum”, árvores com ovos na Alemanha marcam a PáscoaDivulgação

Reprodução: YouTube/O Melhor de Viajar

Celebração pascal na ItáliaReprodução: YouTube/O Melhor de Viajar

Divulgação

Na Grécia, ovos são pintados de vermelhosDivulgação

Divulgação

Na Suécia, crianças pedem doces como no “Halloween”Divulgação

Reprodução: NoComment

Em El Salvador, pessoas fantasiadas imitam uma luta entre Jesus e o diaboReprodução: NoComment


1. Finlândia: O “Halloween” da Páscoa

Na Finlândia, as crianças se vestem como pequenas bruxas durante a Páscoa. Elas percorrem as ruas com roupas coloridas, lenços na cabeça e rostos pintados; ainda recitam rimas e oferecem galhos decorados em troca de doces. Ficou parecendo outra tradição? Sim, é bem parecida com o “Halloween”. A ideia é afastar os maus espíritos. Além disso, no Domingo de Ramos, os pequenos ainda tocam campainhas gritando um “feitiço mágico”; depois, se alimentam tradicionalmente de cordeiro e pudim de centeio finlandês.

2. Austrália: “Bilby”, o símbolo da Páscoa

Os coelhos são considerados pragas no país. Segundo a Universidade de Cambridge e o instituto CIBIO, esses animais começaram a ser muitos quando um imigrante inglês, Thomas Austin, recebeu em outubro de 1859 uma carga com 24 coelhos. Hoje, eles somam mais de 200 milhões!

Por conta disso, os australianos adotaram como símbolo pascal o “bilby”, uma espécie de marsupial com orelhas de coelho. Nativo da região e ameaçado de extinção, o bilby estampa chocolates e decorações, promovendo a conscientização sobre sua preservação. ​

3. Alemanha: Árvores decoradas com ovos

Na Alemanha, é comum decorar árvores e arbustos com ovos coloridos durante a Páscoa. Conhecidas como “Osterbaum”, essas árvores simbolizam a chegada da primavera e a renovação da vida. As famílias se reúnem para pintar os ovos e enfeitá-los nas árvores de seus jardins. ​

4. Itália: Explosão do carro em Florença

Em Florença, o domingo de Páscoa é celebrado com o “Scoppio del Carro”, que significa “Explosão do Carro”. Na tradição, um carro alegórico carregado de fogos de artifício é conduzido pelas ruas até a frente da catedral. Durante a missa, o arcebispo acende um foguete em forma de pomba que percorre um fio até o carro, iniciando um espetáculo pirotécnico. Desde o século XI é realizada essa atividade, que simboliza boa sorte e prosperidade.

5. Grécia: Ovos vermelhos da sorte

Na Grécia, os ovos de Páscoa são tradicionalmente tingidos de vermelho na Quinta-feira Santa, representando o sangue de Cristo e a renovação da vida. Durante as celebrações, as pessoas participam de um jogo chamado “tsourgrisma”, onde cada um tenta quebrar o ovo do outro, simbolizando a vitória da vida sobre a morte.

6. Suécia: Páscoa com temperos de Halloween

Semelhante à Finlândia, na Suécia as crianças se vestem como bruxas e vão de porta em porta trocando desenhos e pinturas por doces. Essa tradição, conhecida como “Påskkärringar”, ocorre na Quinta-feira ou Sábado Santo e é uma mistura das celebrações de Páscoa com elementos que lembram o Halloween.

7. El Salvador: Representações teatrais

Em El Salvador, durante a Semana Santa, são realizadas encenações teatrais que dramatizam a luta entre o bem e o mal. Pessoas fantasiadas representam batalhas entre Jesus e figuras demoníacas, relembrando o que aconteceu no que chamamos no Brasil de “Paixão de Cristo”.



Source link