Jair Bolsonaro, passa bem depois de enfrentar uma nova crise de saúde durante um evento do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, na sexta-feira, 11 de abril. Com fortes dores, o político foi internado em Natal, onde os médicos diagnosticaram uma distensão abdominal significativa.
O que aconteceu com o ex-presidente Jair Bolsonaro?
Neste sábado, 12, o ex-presidente atualizou seu estado de saúde: “Em Brasília ou em São Paulo, após minha transferência, provavelmente passarei por uma nova cirurgia”, disse ele.
O ex-parlamentar ainda descreveu o episódio como o mais grave desde o atentado que sofreu durante a campanha presidencial de 2018: “Estou estável, em recuperação, e mais uma vez cercado por profissionais competentes, a quem só posso agradecer”.
Equipe médica transfere Bolsonaro para Brasília
A decisão inicial foi mantê-lo no Hospital Rio Grande, em Natal. No entanto, a equipe médica decidiu pela transferência de Bolsonaro para Brasília em uma aeronave equipada com UTI aérea. O deslocamento ficou confirmado para as 17h, com saída pela avenida Afonso Pena.
Antes de embarcar, contudo, Bolsonaro prometeu agradecer aos apoiadores que o aguardavam no local: “Vai saldar os militantes e apoiadores presentes e agradecer pelas mensagens e orações recebidas”.
Apesar do susto, os médicos divulgaram um boletim acima de tudo tranquilizador: “O quadro de distensão abdominal foi amenizado e o ex-presidente tem uma situação estável”. De acordo com o hospital, ele teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, embora a alta ainda não tenha sido autorizada.
Boletim inicial indicou dor intensa e exames urgentes
O primeiro boletim médico, divulgado ainda na sexta-feira, 11 de abril, trouxe detalhes da condição clínica. “Quadro de distensão abdominal e dor”, descreveu o comunicado, primeiramente. Os profissionais também informaram que o ex-presidente apresentava sinais vitais normais, sendo submetido à hidratação bem como tratamento antibacteriano preventivo.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Para aprofundar o diagnóstico, a equipe solicitou exames de imagem com contraste. O diretor do hospital justificou medidas de segurança específicas: “A prerrogativa do cargo impõe esse tipo de medida sem nenhum prejuízo ao funcionamento do hospital”, afirmou ao detalhar o isolamento de um andar exclusivo para o atendimento ao ex-chefe do Executivo.
Ainda neste sábado, uma publicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chamou atenção nas redes. O deputado licenciado compartilhou uma imagem de uma videochamada feita com o pai e Mario Abdo Benítez, ex-presidente do Paraguai.
No print divulgado, Jair Bolsonaro aparece no leito hospitalar, ligado a equipamentos médicos. Eduardo e Benítez, ao lado da imagem, sorriem. O parlamentar escreveu: “Agradeço ao eterno presidente do Paraguai Marito Abdo por ter conversado com meu pai para saber como andava sua recuperação. Na oportunidade, Jair Bolsonaro falou: ‘Volveremos’”.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai.
Eduardo Bolsonaro, que atualmente reside nos Estados Unidos, se licenciou da Câmara alegando perseguição judicial. O deputado criticou abertamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao justificar sua saída temporária do país.