Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no Congresso

Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no Congresso


A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) marcou presença na mobilização de povos indígenas que fazem parte do Acampamento Terra Livre, em Brasília, nesta quinta-feira (10/4), e foi atingida por spray de pimenta por policiais legislativos.

Os manifestantes seguiram em direção ao gramado do Congresso Nacional. No entanto, policiais Militares e Legislativos contiveram a multidão com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.

Veja as fotos

Reprodução (X)

Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no CongressoReprodução (X)

Câmara dos Deputados

Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no CongressoCâmara dos Deputados

Reprodução (X)

Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no CongressoReprodução (X)


Em vídeos que circulam nas redes sociais, a deputada federal aparece questionando policiais sobre o uso de spray e reclamando de ardência nos olhos. “Eu sou deputada. Porque vocês jogaram spray de pimenta em mim? Não vai ficar assim. Meu olho está morrendo de dor”, diz a deputada nas imagens.

A deputada ainda escreveu a seguinte mensagem na legenda do vídeo: “Mais uma vez, eu e meu povo somos vítimas do racismo. Fomos recebidos com gás de pimenta e bombas de efeito moral hoje, no gramado do Congresso. Uma marcha pacífica é recebida com extrema violência pelas forças que deveriam nos proteger.”

Durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (11/4), a deputada Célia Xakriabá relatou o uso de spray químico por parte da polícia, a recusa de atendimento por bombeiros e mencionou um áudio em que um agente afirma: “deixa descer e mete o cacete”. A parlamentar denunciou racismo institucional e pediu mais equidade no Parlamento. Em resposta, às forças de segurança disseram que os manifestantes indígenas ultrapassaram o limite previamente acordado e que a ação visava controlar a situação.



Source link