Antes de demonizar o chocolate, é importante entender que ele pode sim fazer parte de uma alimentação equilibrada – a chave está na quantidade e na qualidade
A Páscoa é uma das épocas mais doces do ano, e junto com os ovos de chocolate, chegam também as dúvidas: chocolate faz mal? Dá espinha? Engorda muito? É melhor evitar? Antes de demonizar o chocolate, é importante entender que ele pode sim fazer parte de uma alimentação equilibrada – a chave está na quantidade e na qualidade.
O chocolate, principalmente o amargo, é rico em antioxidantes como os flavonoides, que têm ação anti-inflamatória e protetora do coração. O problema está no excesso e na escolha de versões muito açucaradas ou ultraprocessadas.
Veja as fotos
Verdades e mentiras sobre o chocolate:
Chocolate causa espinhas? Não diretamente. O que pode piorar a saúde da pele é o consumo excessivo de açúcar, especialmente em pessoas com tendência à acne.
Chocolate vicia? O chocolate ativa áreas de prazer no cérebro, mas não é considerado uma substância viciante como drogas ou álcool, pois a forma de ativação e os efeitos não são os mesmos. Por isso chocolate não vicia. Porém, o consumo emocional e a relação com a comida devem ser observados.
Chocolate branco é igual ao preto? Não. O chocolate branco não tem cacau, apenas manteiga de cacau, açúcar e leite. Já o chocolate amargo (acima de 70%) tem mais benefícios à saúde.
Pode comer chocolate todos os dias? Pode! Desde que seja em porções pequenas, preferencialmente as versões com maior teor de cacau e sem recheios ultraprocessados. Mas lembre que a quantidade e o tipo de chocolate devem ser escolhidos em conjunto com a sua nutricionista.
Dica bônus: evite consumir chocolate em jejum ou como substituto de uma refeição. Prefira combiná-lo com fontes fibra para reduzir o pico glicêmico – como junto de frutas ou após uma grande refeição como de sobremesa do almoço.
Comer mais em momentos especiais faz parte da vida. Traga compaixão ao processo e evite cair no ciclo de culpa e restrição. A Páscoa é para deixar lembranças doces – no paladar e no coração. E lembre-se que ela é apenas uma vez ao ano, então aproveite esse momento em família, não é um dia que irá estragar uma alimentação saudável de uma vida.