Grupo tentou invadir o Congresso Nacional nesta quinta-feira (10)

Policiais legislativos do Congresso Nacional lançaram bombas de gás e usaram spray de pimenta contra indígenas que tentaram invadir o Congresso na noite desta quinta-feira. O grupo está reunido em Brasília desde segunda-feira (7), para o Acampamento Terra Livre 2025. Eles reclamam do posicionamento do congresso com relação ao marco temporal e querem que o governo acabe com o garimpo e reclamam da exploração do petróleo na margem equatorial. Quase 8 mil indígenas, de várias etnias, participam do evento, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). As atividades vão até sexta-feira (11). O Corpo de Bombeiros foi acionado. A Polícia Militar do Distrito Federal fez uma barreira de contenção em frente ao Congresso Nacional.
Confira os vídeos de André Anelli e Bruno Pinheiro
Entenda o caso
Milhares de indígenas de todo o país marcharam, nesta terça-feira (8), até o Congresso Nacional, em Brasília, para exigir a proteção do Estado sobre seus territórios, ameaçados pelo desmatamento para o agronegócio, o garimpo e outras atividades extrativistas.
Delegações dos povos originários foram recebidas no plenário da Câmara dos Deputados. Indígenas de todo o Brasil estão reunidos esta semana na capital federal no Acampamento Terra Livre, o maior evento de mobilização indígena do país.
*Com informações da AFP