Tribunal absolve Kassab sobre acusação de uso indevido do Pacaembu

Tribunal absolve Kassab sobre acusação de uso indevido do Pacaembu


Ministério Público entrou com uma ação de improbidade administrativa em 2012, quando o político era prefeito de São Paulo

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) absolveu o presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, em uma ação de improbidade administrativa. A decisão unânime foi tomada nesta 5ª feira (10.abr.2025) pela 9ª Câmara de Direito Público do TJ-SP. Em ação proposta em 2012, o MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo) acusava o político de irregularidades na utilização do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. 

Na época, o então prefeito utilizou o estádio para celebrar o centenário da igreja evangélica Assembleia de Deus. O MPSP acusou que o evento religioso desrespeitou decisões judiciais que proibiram o uso por causa do impacto negativo na vizinhança. A ação pedia uma indenização de R$ 50 milhões por dano moral coletivo.

 

O caso já havia sido julgado improcedente pelo Juiz Adriano Marcos Laroca da 12ª Vara da Fazenda Pública em julho de 2024. O MPSP recorreu ao caso ao TJ-SP, mas o resultado não mudou.  Leia a íntegra do acórdão (PDF – 469 kB).

O desembargador e relator do caso, Décio Notarangeli, ao justificar a decisão, considerou a pretensão punitiva como “exagerada e desproporcional”, dada a menor relevância do episódio. Seu voto foi seguido unanimemente pelos desembargadores Oswaldo Luiz Palu e Carlos Eduardo Pachi





Source link