Proposta foi apresentada no Congresso da entidade e mira uma edição histórica para marcar os 100 anos do torneio; FIFA ainda trabalha com o formato de 48 times
Durante o Congresso realizado nesta quinta-feira (10/4), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou uma proposta formal à FIFA: ampliar a Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções, exclusivamente nesta edição. O pedido tem como objetivo transformar o torneio do centenário em uma celebração inédita, com presença ampliada de países e partidas em múltiplos continentes.
“Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque 100 anos só acontecem uma vez”, declarou Domínguez. “E é por isso que propomos, por uma única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente.”
Veja as fotos
A edição de 2030 já foi confirmada com partidas inaugurais na Argentina, Uruguai e Paraguai — países ligados historicamente à origem da competição, sediada pela primeira vez no Uruguai em 1930. As demais fases ocorrerão em Portugal, Espanha e Marrocos, sedes principais do torneio.
Segundo Domínguez, a proposta busca ampliar o alcance simbólico e esportivo do torneio: “Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares.”
Atualmente, o plano da FIFA para a Copa de 2030 é seguir o modelo já aprovado para 2026 — com 48 seleções distribuídas em 12 grupos de quatro equipes. Caso a sugestão da Conmebol não seja acolhida, será a segunda edição com esse novo formato.
A FIFA ainda não se pronunciou oficialmente sobre a proposta apresentada no Congresso da Conmebol.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora naVivaSorte! Acesse:https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias