Guerra comercial entre os países vem escalando desde que Trump tomou posse; o republicano impôs taxa de 125% aos chineses
Entrou em vigor nesta 5ª feira (10.abr.2025) a tarifa de 84% imposta pela China a produtos importados dos Estados Unidos. A nova taxa é uma retaliação do país asiático à política de comércio internacional do presidente Donald Trump (Partido Republicano) e aumenta a escalada da guerra comercial entre as duas nações.
Na 4ª feira (9.abr), o presidente norte-americano anunciou uma trégua de 90 dias na cobrança de taxas recíprocas acima de 10%. A exceção é a China, que seguirá sendo taxada. Trump impôs uma série de tarifas aos produtos chineses. Somadas, chegam a 125%.
A guerra comercial entre China e EUA vem escalando desde que Trump tomou posse, em 20 de janeiro.
Ao anunciar que a tarifa aos produtos norte-americanos seria de 84%, a Comissão de Tarifas do Estado chinês divulgou um comunicado criticando os EUA.
“A escalada das tarifas dos EUA sobre a China é uma sobreposição de erros e infringe gravemente os direitos e interesses legítimos da China, prejudicando seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras”, lê-se no texto.
Em postagem nas redes sociais, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Lin Jian, disse que o país não permitirá que o “direito legítimo” ao desenvolvimento seja retirado dos chineses e que qualquer “tentativa de prejudicar a soberania” não será tolerada.
Na 3ª feira (8.abr), o Ministério do Comércio da China afirmou que lutaria “até o fim” contra o tarifaço de Trump.
Leia os principais eventos da guerra comercial entre EUA e China:
- janeiro:
- Governo Trump anuncia taxa de 10% sobre as importações chinesas;
- março:
- abril:
Leia mais: