Lewandowski explicará pausa em ações conjuntas da PRF

Lewandowski explicará pausa em ações conjuntas da PRF


Ministro participará de audiência pública na Comissão de Segurança após críticas de Sergio Moro (União-PR) sobre acordos anticrime

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, vai ao Senado na 4ª feira (9.abr.2025) para participar de uma audiência pública que discutirá a suspensão dos acordos de cooperação técnica entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as FICCOs (Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado) e os Ministérios Públicos estaduais.

A ida de Lewandowski à CSP (Comissão de Segurança Pública) atende a um pedido do senador Sergio Moro (União-PR). O congressista apresentou, em fevereiro deste ano, um requerimento que questionava o que chamou de “desmonte” da operação conjunta designada a combater crimes como roubo de cargas, trabalho escravo e danos ambientais. Eis a íntegra (PDF-435kB).

Em fevereiro, a PRF decidiu pausar os acordos que tinha com os Ministérios Públicos e com a PF (Polícia Federal) para, segundo o órgão, se adaptar a uma portaria do Ministério da Justiça, publicada em dezembro de 2024.  A suspensão duraria, em 1º momento, até 31 de março. No entanto, a paralisação continua.

Para a PRF, as dúvidas sobre a atuação da corporação devem ser tratadas na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) enviada ao Congresso pelo ministro Lewandowski, que pretende reforçar o papel da instituição. A PRF também destaca que a pausa temporária nas operações conjuntas não interfere no trabalho diário de combate ao crime nas rodovias federais.

Lewandowski entregará a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segurança pública à Câmara na 3ª feira (8.abr.2025). A informação foi passada pelo líder do PT na Casa Baixa, Lindbergh Farias (PT).





Source link